DPE-PR recebe homenagem do Grupo Dignidade por trabalho na defesa dos direitos da população LGBTQIAP+ 15/03/2022 - 13:53

O Grupo Dignidade completou, nesta segunda-feira (14/03), 30 anos de trabalho em prol da cidadania plena e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexos (LGBTI+), tanto em Curitiba e no Paraná como em âmbito nacional. A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) participou da cerimônia em comemoração ao grupo, que entregou o "Prêmio Aliad@s" às pessoas e instituições que têm contribuído com a causa dos direitos humanos da comunidade LGBTI+ nesse período. Entre os homenageados está a própria DPE-PR, outras autoridades, instituições como o Ministério Público do Paraná, e pessoas como a pesquisadora em educação da Universidade Federal do Paraná Araci Asinelli da Luz. 

 

“A Defensoria Pública do Paraná agradece a honra de receber o prêmio. Eu, como Defensor Público-Geral, posso garantir que o nosso compromisso com a causa segue firme e como uma das bases do espírito da instituição”, afirmou o Defensor Público-Geral André Giamberardino.

 

Segundo o Coordenador do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) da DPE-PR, Antônio Vitor Barbosa de Almeida, a instituição tem um papel muito importante na consolidação e proteção dos direitos da comunidade LGBTQI+. “A Defensoria tem desenvolvido projetos no sentido de ampliação da rede de proteção dos direitos desta comunidade e também tem realizado mutirões e atendimentos individuais para retificação de nomes, atuado também na formulação de políticas públicas como, por exemplo, para mulheres em situação de rua trans e travestis”, explicou Almeida. 

 

De acordo com ele, o trabalho da DPE-PR com a comunidade LGBTQI+ leva em conta todas as interseccionalidades. Além disso, realiza um trabalho específico também quando os direitos da comunidade são violados. “Temos nos comprometido com a proteção do direito dessas pessoas para que nas políticas públicas haja preocupação na prevenção, e também atuamos em situações em que violação já ocorreu, buscando a reparação deste dano”, afirmou.  

 

Homenagem 

 

O fundador e diretor executivo do Grupo Dignidade, Toni Reis, lembrou que a DPE-PR tem cumprido a missão de defender as pessoas que mais precisam. Segundo ele, a missão da Defensoria combina com a do grupo. “A missão da Defensoria combina muito com a nossa, que é de atuar na defesa da cidadania e promoção de direitos humanos da comunidade LGBTQI +. Sempre fomos atendidos, enquanto comunidade, de forma prática e acessível pelos defensores e defensoras, que sempre nos atenderam com gentileza”, afirmou Reis.

 

De acordo com ele, a comunidade não quer privilégios, mas que o direito garantido pela Constituição de 1988 seja cumprido. “Neste sentido, não poderíamos deixar de homenagear uma grande parceria que nos ajudou nas conquistas dos direitos humanos da comunidade LGBTQI+. Temos muito desafio pela frente, mas a Defensoria tem cumprido sua missão no Paraná”, comentou.  

 

O que é o Grupo Dignidade? 

O Grupo Dignidade é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Foi fundado em 1992 em Curitiba, sendo pioneiro no Paraná por ser o primeiro grupo organizado no estado a atuar na área da promoção da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, intersexuais (LGBTI+).