DPE-PR realiza primeira Capacitação de gestoras(es) operacionais das sedes do interior do Estado 21/10/2022 - 16:04

Reflexões sobre o aperfeiçoamento de fluxos, interações com colegas e trocas de experiências marcaram a Primeira Capacitação de gestores(as) operacionais das unidades interioranas da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR). Promovido pela Coordenadoria-Geral de Administração (CGA) entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022, o evento contou com representantes de 14 sedes da DPE-PR no interior do estado.
“A ideia é dar maior coesão às atividades que são realizadas no ambiente administrativo da Defensoria Pública. Como resultado, na ponta, o público vai perceber que tem uma maior celeridade nos processos de licitação e processos de recursos humanos, o que acaba melhorando o ambiente interno, dando maior eficiência e maior vazão às atividades e maior concentração à atividade-fim [o atendimento prestado a usuários e usuárias diretas da Defensoria]”, explica o coordenador da Coordenadoria Geral de Administração (CGA), Mathias Loch.
Durante cinco dias, os(as) participantes da capacitação puderam esclarecer dúvidas e conversar sobre diversos temas da administração da DPE-PR, como contratações públicas, gestão de contratos, e-Protocolo [sistema que realiza o controle informatizado de documentos emitidos e recebidos pela DPE-PR], gestão de patrimônio, cadastro funcional e folha de pagamentos. Os temas foram ministrados por servidores(as) dos seguintes setores: Coordenadoria Geral de Administração (CGA), Departamento de Compras e Aquisições (DCA), Departamento Financeiro (DFI), Departamento de Contratos (DPC), Departamento de Fiscalização de Contratos (DFC), Departamento de Infraestrutura e Materiais (DIM), Departamento de Informática (DIF), Departamento de Recursos Humanos (DRH), Coordenadoria Jurídica (COJ) e Unidade de Controle Interno (UCI).
De acordo com o coordenador da CGA, a ideia de uma capacitação interna surgiu em 2019, mas a realização precisou ser adiada em razão da pandemia. A partir deste primeiro evento, a ideia é realizar capacitações anualmente, sempre trazendo servidores(as) do interior do estado. “Para que todo mundo se conheça, troque experiências, porque às vezes o que funciona numa cidade, funciona em outra, também. Então, a ideia é realmente fazer um ambiente de aprendizagem coletiva”.
A gestora da sede de Guarapuava, Juliana Fidalgo, celebrou a realização do treinamento e destacou que a troca de experiências vai tornar a Defensoria mais coesa em relação aos procedimentos administrativos. “Nós aguardamos muito tempo por esse treinamento. Eu entrei na Defensoria já tem sete anos e nós sempre buscamos compartilhar o que nós fazemos e as atividades que nós desempenhamos. Então, a melhor coisa desse treinamento foi cada lugar poder trazer um pouco da sua expertise para, juntos, a gente tornar a Defensoria do Paraná sempre melhor”.
Jaqueline Garai de Quadros, gestora de Cascavel, também mencionou a expectativa pela realização da capacitação e acredita que ela vai ajudar a padronizar as atividades administrativas em todo o estado. “É um evento de grande relevância, muito importante para nós, técnicos(as), que esperamos há muito tempo por essa capacitação. Acredito que foi importante para a gente exercer todas as nossas funções administrativas com excelência e de forma padronizada, e também para conhecermos melhor como funcionam as coisas aqui [sedes de Curitiba] para a gente poder aplicar na prática nas nossas sedes”.
O Segundo Subdefensor Público-Geral da DPE-PR, Bruno Müller, participou do lançamento da capacitação junto com o Defensor Público-Geral da instituição, André Giamberardino, e destacou que investir na infraestrutura da Defensoria tem impacto no atendimento que é levado à população. “Uma Defensoria bem equipada consegue fornecer um atendimento mais eficiente, mais ágil e que abrange cada vez mais pessoas. Queria agradecer a presença de todas e todos os servidores que vieram do interior para estar com a gente aqui nesse curso em Curitiba. Cada sede no interior é importante para a gente se desenvolver, para que a gente consiga fornecer um número maior de atendimentos, e um melhor atendimento à população”.
Participações
Participaram da capacitação os(as) seguintes gestores(as) operacionais das sedes do interior do estado: Aldenise Costa (Guaratuba), Ana Karenina Batista e João Paulo Howeler (Francisco Beltrão), Cleverson Nascimento e Victor Galindo (Maringá), Cristian de Andrade e Marcos Paulo Pontes (Ponta Grossa), Juliana Fidalgo e Larissa Michele Fernandes (Guarapuava), Delair Pandolfo (Pato Branco), Glaucio Emanuel Marcondes (Castro), Jaqueline Garai (Cascavel), José Paulo da Cruz (Foz do Iguaçu), Karen Scarpin (Campo Mourão), Luciane Albano (Londrina), Luis Guilherme Marques (Cornélio Procópio), Marcia Cristina de Oliveira (Cianorte) e Thais Barbosa (São José Dos Pinhais).
A Primeira Capacitação de gestores(as) operacionais das unidades interioranas da Defensoria Pública do Estado do Paraná foi ministrada pelos(as) seguintes servidores(as): Mathias Loch e Diogo Bonin Maoski (CGA), Jeferson Luiz Wanderley e Camila Hellmann Pichler (DCA), Elisangela Mann e Edione Bernardino (DFI), Bruno Campos Faria e Seli Rodrigues (DPC), Marcos Garanhão de Paula e Solange Pereira Bitencourt (DFC), Jeniffer dos Santos Baptista, Laura Biavati e Victor Pentiado Silveira (DIM), Danieli Dyba Amorim, Carla Reis, Flávio Perelles e Tatiana Lima (DIF), Daniel de Brito Aragão, Kelen Roberta Alves de Oliveira, Alessandra Franke Stival, Adelson Pereira de Cristo e Bruno Cordeiro (DRH), Eduardo Tesserolli (COJ) e Juliana Bitencourt (UCI).