DPE-PR participa de eventos em alusão ao dia da Consciência Negra 17/11/2020 - 17:43

Serão realizadas reuniões remotas e campanhas em várias Sedes da Defensoria.

Durante os próximos dias, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), por meio do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) e demais Sedes da Instituição, vai participar de eventos em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na próxima sexta-feira (20). Durante a semana publicações relacionadas ao tema serão feitas nas redes sociais da DPE-PR.

Fique por dentro da programação:

Umuarama:
Em Umuarama, será promovido o evento “Semana da Consciência Negra – Circuito Virtual: Inserção do Negro no Mercado de Trabalho” com participação direta da Defensoria Pública em sua organização. Ocorrerá nos dias 18 a 20 de novembro de 2020 e será transmitido pelo canal do Youtube do IFPR – Campus Umuarama. Haverá certificação e o link de inscrições será disponibilizado durante o evento.

Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão, a coordenação da sede da Defensoria Pública decidiu abordar a questão do racismo e seu enfrentamento no teste seletivo para estágio de pós graduação realizado no início do mês. Também foi realizada atividade voluntária com os estagiários e servidores da Sede, por meio do Grupo de Estudos mantido na sede, tendo por tema a questão da evolução/involução do combate ao racismo no Brasil.

Campo Mourão
A Coordenação da sede de Campo Mourão, buscando chamar a atenção para o tema do racismo no Brasil, idealizou o encaminhamento de mensagens automáticas pelo whatsapp institucional com conteúdo relacionado ao Dia da Consciência Negra, de 16 a 20 de novembro, a todas as pessoas que buscarem atendimento, além da alteração da imagem do perfil do aplicativo para promover a data.

Londrina:
Em Londrina, a coordenação da sede local da Defensoria Pública organizou uma palestra seguida de conversa, por meio virtual, com a Professora e Procuradora da UFPR Dora Lúcia de Lima Bertulio, que vem atuando há vários anos com temas bastante pertinentes, tais como racismo, discriminação racial, ações afirmativas e relações raciais. O evento será dia 23 de novembro, às 18h.

Cornélio Procópio:
A sede local, após interlocução com representantes de comunidades e movimentos negros de Cornélio Procópio e região, conseguiu a inclusão da Defensoria Pública em evento organizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Campus Jacarezinho. A “VI Mostra de Arte e Cultura Afro-Brasileira”, que ocorre nos dias 16 a 30 de novembro, traz como tema central “poéticas do terreiro e outras estéticas negras”, abordando assuntos como a intolerância religiosa que atinge a cultura e a religião de matrizes africana. Nesse evento, tanto a coordenação da sede local, através da defensora pública Aline Valerio Bastos, como o NUCIDH terão espaços de fala.

Para acompanhar os encontros, clique aqui.

NUCIDH
O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos também buscou criar um momento especial para jogar luz à causa do enfrentamento ao racismo. Foram convidados integrantes negros da Defensoria Pública do Paraná, entre membros e servidores/as, para contar um pouco de sua história de vida, contribuir para o debate das dificuldades e dos desafios, e mostrar uma realidade que nos toca. O evento “Escrevivências Negras: histórias e desafios da população preta no Brasil”, título sugerido pelos próprios participantes, foi organizado em parceria com a Escola da Defensoria Pública (EDEPAR) e ocorrerá no dia 24 de novembro, às 18h30, pelo canal do Youtube da EDEPAR. As inscrições poderão ser feitas pelo link Bit.ly/2IzFkiH.

GALERIA DE IMAGENS