DPE-PR palestra no III Seminário de Socioeducação de Umuarama 13/11/2019 - 16:37

O encontro foi composto por palestras, objetivando fortalecer, divulgar, mobilizar e conscientizar sobre a política de socioeducação.
Na primeira segunda-feira do mês (04), aconteceu o III Seminário de Socioeducação de Umuarama, no Campus 3 da Universidade Paranaense de Umuarama (UNIPAR). Representando a Defensoria Pública do Estado do Paraná, estava o defensor público dr. Bruno Müller Silva, que ministrou a palestra “A Execução das Medidas Socioeducativas em Tempos de SINASE”.
O encontro teve como objetivos fortalecer a política de socioeducação no município de Umuarama e região; divulgar, mobilizar e sensibilizar o setor público e a sociedade em geral sobre a política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei; e contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam no sistema socioeducativo, sistema de justiça e rede de proteção sobre a temática da socioeducação.
Além da palestra do defensor público, o evento contou com palestras da psicóloga do Centro de Socioeducação (CENSE) de Maringá, Lara Hauser dos Santos Neponuceno, com o tema “História, Fundamentos e Princípios da Socioeducação”, tendo como mediador o psicólogo da DPE-PR em Umuarama, Clodoaldo Porto Filho; e da juíza da comarca de Londrina, dra. Cláudia Catafesta, ministrando a palestra “Justiça Restaurativa e Socioeducação”. Ainda, o evento contou com uma mesa formada pelos profissionais do Departamento de Administração Socioeducativa (DEASE) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Umuarama, que discutiram a execução das medidas socioeducativas de privação de liberdade e de meio aberto.
O Seminário foi realizado pela Comissão de Socioeducação de Umuarama, composta pela Defensoria Pública do Estado do Paraná; Ministério Público do Paraná; Polícia Militar do Paraná; Secretária da Prefeitura de Umuarama; servidores do Departamento de Administração Socioeducativa; 12ª Regional de Saúde; Núcleo Regional de Educação (NRE) e Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF).