DPE-PR em Guarapuava promove ação com mulheres encarceradas 29/10/2019 - 16:28
Ao todo, 20 mulheres em situação carcerária participaram do encontro.
Na sexta-feira (25), durante a manhã, a assistente social do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM), em Guarapuava, Adriele Inácio realizou uma atividade nas dependências da Escola CEEBJA Nova Visão, que atende encarceradas(os). O objetivo foi atender demandas das mulheres que cumprem pena ou prisão preventiva na 14ª Subdivisão Policial de Guarapuava.
A atividade integrou ações em alusão ao Outubro Rosa, promovidas pela Escola e pelo Conselho da Mulher da cidade, que, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná, visam o atendimento e promoção da qualidade no cumprimento da pena. Segundo Adriele, ações como essa são importantes para inserir as demandas das encarceradas na criação de políticas públicas, “sejam nas condições de cárcere ou na vida pós-cárcere, trabalho e educação, para que os filhos não se insiram também na criminalidade”.
Na ocasião, foram levantadas as necessidades sobre a condição da mulher no encarceramento em Guarapuava. A partir disso, serão criadas propostas a serem apresentadas na Conferência Municipal da Mulher, evento que acontecerá no início de 2020. Dentre as demandas, está a melhoria da situação de superlotação do local em que as detentas se encontram. A Defensoria Pública presta atendimento jurídico às mulheres sentenciadas, por meio de projetos de atenção à condição social da mulher e de seus familiares.