DPE-PR em Cornélio Procópio participa de grupo de acolhimento a mulheres em situação de violência 12/03/2022 - 16:48
Foi lançado no Dia Internacional de Luta das Mulheres (08/03) o Grupo Renascer, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica em municípios da comarca de Cornélio Procópio, no norte do estado. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Paraná (MPPR) em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), a Rede Socioassistencial de Cornélio Procópio e as Secretarias da Saúde e da Educação do município.
Por meio de encontros quinzenais com mulheres em situação de violência doméstica, o projeto quer dar espaço para que elas possam falar sobre suas experiências, esclarecer dúvidas e expor suas necessidades. As rodas de conversa vão tratar de temas como continuação dos estudos e inserção no mercado de trabalho, promoção de saúde física e mental e acesso à Justiça nas áreas Criminal e de Família. As demandas apresentadas pelas mulheres durante os encontros serão acolhidas pelos representantes das instituições participantes.
Ainda em março, a DPE-PR deve realizar um dos debates e abordar com as mulheres questões do Direito de Família, como guarda, pensão, divórcio e reconhecimento e dissolução de união estável, entre outros assuntos.
“Trata-se de um projeto interseccional, que envolve várias áreas, com o objetivo de atendê-las de uma maneira acolhedora e conferir protagonismo a essas mulheres, para elas saírem do ciclo da violência”, explica a Defensora Pública Talita Devos Faleiros, que atua na comarca de Cornélio Procópio.