DPE-PR e Prefeitura de Apucarana assinam convênio para rede de proteção à mulher 31/03/2021 - 13:50

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Apucarana assinou nesta terça-feira (31), um convênio com a prefeitura do município aumentando a rede de proteção à mulher. O termo também foi assinado por dois departamentos da Faculdade de Apucarana (FAP), com o objetivo de expandir políticas públicas voltadas à mulher, garantindo seus direitos e promovendo a autonomia financeira.

A parceria vai auxiliar e apoiar as mulheres vítimas de violência doméstica, reforçando a rede de proteção já existente que conta com o Núcleo de Práticas Jurídicas da FAP, a Clínica Escola de Psicologia, o Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família. 

A assinatura do termo foi feita pela defensora pública Renata Duarte, que ressaltou a importância da aproximação da DPE-PR com as mulheres vítimas de violência doméstica. “É preciso registrar que já atendemos mulheres vítimas de violência doméstica, mas não tínhamos esse acesso às demandas judiciais tão logo elas procuravam a rede de atendimento. Com o convênio teremos essa atuação conjunta da rede de proteção, tendo maior visibilidade do trabalho realizado, e combatendo de forma mais eficaz a violência doméstica que, por vezes, se perpetua pelo fato das demandas da área de família ficarem pendentes de solução”, explica a defensora.

Para o prefeito do município, Júnior da Femac, as parcerias são fundamentais na luta contra o machismo, principalmente neste momento de pandemia, onde as mulheres são as que mais sofrem.  “Nós temos que interromper a reprodução desse vírus chamado machismo, que tenta silenciar a voz das mulheres. São as mulheres que mais estão sofrendo nessa pandemia. Sofrem no aspecto econômico, muitas em situação de dependência financeira. A Prefeitura quer estimular a autonomia da mulher e lutar contra a violência que a atinge. Queremos que as mulheres sejam de igual para igual com os homens. Um exemplo disso está na administração municipal, que tem metade do secretariado constituído por mulheres”, complementa.

Além de viabilizar ferramentas para o atendimento às mulheres vítimas de violência, a parceria vai garantir que os direitos delas sejam cada vez mais entendidos e divulgados.

GALERIA DE IMAGENS