DPE-PR consegue transferência de pessoa em situação de rua com HIV para a Fundação de Ação Social 27/03/2020 - 18:00

O paciente estava em um hospital e se encontra no grupo de risco do Coronavírus por ter a saúde frágil em decorrência do HIV.

 

A Defensoria Pública do Estado do Paraná conseguiu a transferência de uma pessoa em situação de rua, que estava internada em tratamento de HIV, para a Fundação de Ação Social (FAS). O paciente não tem família em Curitiba e está dentro do grupo de risco do Coronavírus.

Após os tratamentos em decorrência do HIV, o paciente apresentou melhoras durante a internação e recebeu alta, porém, teve que ficar no hospital já que não tinha para onde ir. Ele necessitava o quanto antes da desospitalização e do auxílio em relação aos medicamentos.

Durante este tempo, o paciente estava correndo risco de infecção no hospital e precisava liberar a vaga para outro paciente diagnosticado, eventualmente, com Coronavírus. “Então, foi uma situação delicada já que, tanto para garantir a saúde do assistido que é pessoa em situação de rua, quanto para garantir que outras pessoas diagnosticadas com o Coronavírus, tivessem vaga no hospital”, disse a defensora pública, dra. Camille Vieira, responsável pelo caso. 

Então, a DPE-PR foi contatada e expediu um ofício à Fundação e à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para que o paciente fosse retirado do hospital com urgência e que fosse acolhido pela FAS, que ficou em análise por um lapso de tempo. Assim, a DPE-PR precisou ajuizar a ação com estes pedidos.


“Eu achei bastante importante essa nossa atuação. Está de acordo e bem antenada com a atuação do NUCIDH que levantou o tratamento com a população em situação de rua nesse momento de pandemia”, finalizou dra. Camille Vieira.

 

Texto: Paola Fressato.

GALERIA DE IMAGENS