Curitiba: projeto da DPPR atende a população em situação de rua 17/01/2017 - 10:00

O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, dando continuidade às atividades junto a população em situação de rua e inspirado em práticas de outras Defensorias, iniciou um projeto piloto de divulgação do atendimento à população em situação de rua, a partir da conscientização acerca de direitos e prevenção de violações. Defensores públicos, assistentes sociais e psicólogos saem às ruas do centro de Curitiba para conhecer melhor as demandas dessa população e conscientizá-la sobre seus direitos. O trabalho também conta com a participação da Ouvidoria da DPPR e de estagiários da instituição.
A Defensoria tem buscado parceiros para o desenvolvimento e consolidação desse projeto que está sendo chamado de “Rede de Cultura de Paz na Rua”. Na última semana, uma reunião na sede central da DPPR em Curitiba contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB/PR), do Instituto In Rua e do Movimento Nacional da População de Rua em Curitiba. Este último tem acompanhado a equipe da Defensoria nas atividades realizadas em praças da cidade. Na mesma semana, foram realizadas visitas nas praças Osório, Tiradentes e Rui Barbosa.
“É importante pontuar que esse grupo tem dificuldade em ter acesso às instituições públicas garantidores de direitos e que a Defensoria participa de outros espaços de discussão sobre os direitos da população em situação de rua”, ressalta a defensora pública coordenadora do Núcleo Camille Vieira. Ela também destaca que a Defensoria está buscando agendar uma reunião com a nova diretoria da Fundação de Assistência Social de Curitiba (FAS) para dar continuidade ao diálogo acerca do fluxo de atendimento entre Fundação, DPPR e demais órgãos. Na reunião também deverá ser abordada a questão do fechamento do guarda-pertences da Praça Osório.