Curitiba abre sua unidade da Casa da Mulher Brasileira 14/06/2016 - 10:30

Foi aberta na manhã desta quarta-feira (15), em Curitiba, a Casa da Mulher Brasileira. A solenidade contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet e do defensor público-geral do Estado, Sérgio Parigot de Souza, além de outras autoridades como o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Paulo Roberto Vasconcelos, do Ministério Público Estadual, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, além de vereadores, deputados e representantes de movimentos sociais.
A Defensoria Pública do Estado será uma das instituições de Justiça que vão operar dentro do novo espaço, dedicado ao acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência. O local vai abrigar desde a Delegacia da Mulher até o Tribunal de Justiça, dando todo o suporte para as necessidades das cidadãs que, por exemplo, precisarem denunciar uma agressão e ao mesmo tempo necessitarem de medidas protetivas.
O espaço que será ocupado pela Defensoria é amplo e moderno, possui várias salas reservadas, com áreas para o setor administrativo, para reuniões e parte administrativa. Tudo para oferecer a melhor assistência jurídica a quem necessitar. Os defensores públicos e servidores terão bastante conforto e estrutura adequada para prestar o atendimento no local. “São quatro gabinetes, mais uma área para atender o pessoal, a parte administrativa e tem sala de reuniões. Então acho que o espaço é suficiente”, observou Parigot de Souza, que elogiou bastante a qualidade das instalações de todo o prédio.
A Casa da Mulher Brasileira em Curitiba tem 3,4 mil metros quadrados de área construída e funcionará 24h por dia. Por enquanto, nem todos os serviços estarão disponíveis. O atendimento pleno ao público deverá ser iniciado ainda neste mês. O espaço fica na Avenida Paraná, 870, no bairro Cabral. Também funcionarão ali uma brinquedoteca, um alojamento de passagem e uma central de transportes, que facilitará o encaminhamento das mulheres em situação de violência na busca por serviços externos. O Centro de Operações da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal de Curitiba, também funcionará dentro da Casa, que será administrada pela Prefeitura de Curitiba.
Texto atualizado em 15/06/2016 às 15h25.