Coordenador do NUPEP conhece nova diretoria do DEPEN 04/05/2018 - 12:11

Nesta quinta-feira (03), o defensor público e coordenador do Núcleo de Política Criminal e Execução Penal da Defensoria Pública (NUPEP), André Giamberardino, conheceu a nova diretoria do Departamento Penitenciário de Curitiba (DEPEN). Na ocasião, houve uma reunião junto ao Ministério Público (MP), ao Conselho da Comunidade e aos demais órgãos públicos sobre a implementação de uma nova unidade de progressão em Foz do Iguaçu.

A nova diretoria se reuniu pela 1ª vez com os atuantes do sistema prisional do Estado. O diretor do DEPEN, Francisco Alberto Caricati, apresentou a sua proposta de gestão

Caricati, servidor há 27 anos, é delegado da Polícia Civil e já atuou como delegado-titular da Divisão Policial da Capital. Agora, também como diretor do DEPEN, quer sanar a crise existente no sistema carcerário. “Hoje vivemos uma crise carcerária nas delegacias de polícia que precisa ser sanada. Para isso, vamos buscar maior sintonia junto aos servidores do Depen e diversos órgãos do Estado, incluindo o Poder Judiciário e Ministério Público”.

Para a vice-direção na nova gestão do DEPEN, foi nomeado o agente penitenciário, Thorsthein Ferraz. “É uma forma de prestigiar e valorizar o servidor penitenciário, além de oportunizar a participação ativa na gestão do sistema prisional”, disse Thorsthein.

Para André Giamberardino, a reunião foi de extrema importância para a melhoria do sistema carcerário. “A reunião foi produtiva na busca de alternativas aos modelos tradicionais. A Defensoria apoia a criação de novas unidades modelo desde que não se perca a atenção em relação aos problemas graves do sistema prisional”. Por fim, destaca. “Colocamo-nos a disposição e desejamos (como Defensoria Pública) sucesso na gestão”.

Também participaram do evento: Irecilse Drongek do DEPEN, Isabel Kugler e Elisabeth Subtil de Oliveira, do Conselho da Comunidade, Ismael Salgueiro Meira do DEPEN e GMF (grupo de monitoramento e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas do Estado do Paraná), e promotora de justiça Raquel Juliana Fülle.

GALERIA DE IMAGENS