Ciclo de Encontros aprimora atuação de Conselhos Tutelares 22/02/2017 - 17:00

A Defensoria Pública do Estado do Paraná em Maringá, em parceria com o Escritório Regional da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social, realizou entre os dias 10 e 17 de fevereiro a segunda etapa do Ciclo de Encontros: Aprimorando a Atuação dos Conselheiros Tutelares, que tem como público-alvo os conselheiros tutelares dos 29 municípios da região de Maringá. Cerca de 98 conselheiros participaram do evento, que abordou o tema “Garantia dos Direitos Fundamentais e Trabalho em Rede”. O evento foi organizado no auditório da Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR), campus Maringá.  

Os palestrantes da segunda etapa foram: o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e representante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Airton José Morelli; o professor Carlos Petronzelli, do Núcleo Regional de Educação; a psicóloga e especialista em violência doméstica contra crianças e adolescentes da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá Dulce Zara Gentil do Nascimento; e a mestre em Serviço Social e representante da UEM, Telma Maranho Gomes.

Ao todo, estão previstas cinco etapas do Ciclo de Encontros. A primeira delas ocorreu em outubro de 2016. Na ocasião, o defensor público Bruno Müller Silva falou sobre os direitos fundamentais e competências do Conselho Tutelar. As próximas etapas estão programadas para os meses de maio, agosto e novembro de 2017. Em cada uma delas, palestrantes ligados à área buscam capacitar os conselheiros tutelares por meio da discussão de situações e demandas cotidianas, orientando quanto ao efetivo uso dos recursos e serviços da rede de proteção às crianças e adolescentes de seu município. Além disso, as equipes técnicas do Escritório Regional e do Centro de Atendimento Multidisciplinar da Defensoria Pública desenvolvem oficinas no período vespertino, para discussão, reflexão e fixação dos conteúdos apresentados na parte da manhã.

Somente na região de Maringá, são 145 conselheiros que trabalham para a proteção de crianças e adolescentes em 30 Conselhos Tutelares. 

 

Com informações da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
 

GALERIA DE IMAGENS