Cianorte: alunos da rede pública aprendem sobre seus direitos 15/03/2016 - 17:00

A Defensoria Pública do Paraná em Cianorte, no noroeste do estado, deu início recentemente ao projeto “Educação em Direitos na Escola”, elaborado pelas psicólogas Aline Daniele Hoepers, Tânia Cristina Cordeiro Aldivino e pela assistente social Juscilene Galdino da Silva. Nesta ação, alunos do 3º ano do ensino fundamental da rede pública do município têm acesso a atividades que discutem os direitos e deveres das crianças e adolescentes.
Inicialmente, a equipe da Defensoria explica em sala de aula que a instituição faz a defesa dos direitos das pessoas, especialmente daqueles que afetam diretamente crianças e adolescentes. Então, entra em cena a cartilha “Crianças e Adolescentes primeiro”, produzida pela Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) e ilustrada pelo caricaturista e escritor Ziraldo.
“Fazemos a leitura da cartilha, a explicação, a discussão e a reflexão, alternando com a participação das crianças. Concluímos resgatando aquilo que as crianças compreenderam, reforçando o que foi trabalhado e deixando que elas tirem suas dúvidas. Também entregamos uma outra cartilha física, que se chama ‘Turma da Helena’, para que os professores de cada turma possam dar continuidade ao trabalho com essa temática”, explica a psicóloga Tânia Aldivino. As escolas que participam do projeto também recebem um material contendo toda a legislação que trata da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Ampliação
Até o momento, o projeto já foi aplicado em sete turmas de duas escolas. “Com as intervenções já iniciadas, pôde-se averiguar grande interesse e envolvimento dos alunos na temática. O objetivo é estender o projeto a todas as escolas municipais de Cianorte e, com isso, possibilitar a promoção da reflexão, discussão e internalização dos direitos e deveres pelas crianças e adolescentes, permitindo meios para a transformação social”, resume a psicóloga Aline Hoepers.
Também dão apoio ao projeto os defensores públicos Francine Faneze Borsato Amorese e Gilson Rogério Duarte de Oliveira, assim como os demais membros da equipe da Defensoria Pública em Cianorte. O projeto conta, ainda, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.