Campanha Coração Azul alerta sobre o tráfico de pessoas 28/06/2017 - 15:20

A Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), através do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Paraná, realizará, entre os dias 24 e 30 de julho, a 4ª edição da “Semana de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”. O evento integra a mobilização mundial promovida pelos Escritórios das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), que institui o dia 30 de julho com o Dia Mundial do Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – Campanha Coração Azul (Blue Heart).
Com o lema “Liberdade não se compra. Dignidade não se vende. Denuncie o tráfico de pessoas”, o objetivo da campanha é ampliar o conhecimento, a mobilização e a participação da sociedade, das instituições públicas e privadas e das redes no enfrentamento ao tráfico de pessoas, além de divulgar as ações desenvolvidas para combater o problema. Entre as ações de visibilidade programadas estão: iluminação de monumentos públicos, seminários, rodas de diálogos, distribuição de material informativo, blitze educativas, entre outras atividades em espaços institucionais e públicos do estado.
O tráfico de pessoas é uma espécie de comércio mundial de seres humanos. Acontece quando a pessoa é levada a uma situação de exploração, mesmo que, de início, tenha concordado. O tráfico pode acontecer para vários fins: exploração sexual; trabalho equivalente ao de escravo; extração de órgãos humanos; adoção ilegal; e muitos outros.
A ONU chama a atenção para algumas orientações básicas que podem ajudar a prevenir o tráfico de pessoas. São elas:
• Antes de aceitar ofertas de trabalho, procure conhecer seus direitos como trabalhador e as condições de trabalho oferecidas;
• Prefira ofertas de emprego de instituições formalmente reconhecidas;
• Não entregue documentos pessoais de identificação a ninguém. Além do documento original, tenha sempre uma cópia em mãos;
• Deixe contatos telefônicos e endereço com familiares e amigos.
Denúncias contra o tráfico de pessoas podem ser feitas pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou pelo Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher Vítima de Violência). O Ministério da Justiça e Cidadania também mantém uma página da Campanha Coração Azul no Facebook.