Assessora jurídica da DPPR em Cianorte ganha o Prêmio Zumbi dos Palmares 04/05/2018 - 10:50

Na sexta-feira (27), a assessora jurídica da Defensoria Pública em Cianorte, Sara de Jesus Araújo, ganhou o Prêmio Zumbi dos Palmares. A premiação ocorreu no Plenário da Câmara Municipal de Bauru, no estado de São Paulo, e é concedida às pessoas que militam em defesa dos direitos das minorias políticas e sociais, conforme Resolução 430 de 25 de novembro de 2003 da Câmara Municipal de Bauru.

O Zumbi dos Palmares foi um personagem muito importante na luta contra a escravidão aqui no Brasil, e hoje, é considerado uma personalidade de todos os povos, mas, principalmente da população negra.  

Francisco, como foi batizado, nasceu em Pernambuco e foi capturado, entregue ao padre missionário português, Antônio Melo, com apenas 6 anos. Depois de aprender os costumes da igreja, o português e o latim, passou a auxiliar nas missas. Por não aceitar a submissão à autoridade da Coro Portuguesa, Zumbi se tornou líder do Quilombo dos Palmares – comunidade formada por escravisados negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas brasileiras.

Quinze anos depois de assumir a liderança, Zumbi foi apunhalado por dois homens que se diziam amigos e acabou morto de forma brutal. Teve sua cabeça cortada, salgada e levada ao governador, que expôs na praça pública do Recife até sua decomposição.

Pela história de superação e respeito, Sara, por sua vez, ficou imensamente feliz e surpresa ao ter o nome indicado pelo Conselho da Comunidade Negra, por sua presidente Selma Cosmo – o qual precisou ser aprovado pelos vereadores - e, agraciada com a premiação. “Para mim foi uma surpresa, não imaginei que pudesse ganhar um prêmio tão significativo para o povo negro, de modo geral”.

Sara é de Bauru e veio morar no Paraná para exercer a função de assessora jurídica na DPPR. Ainda, possui em seu currículo: Graduação em Direito, servidora da Defensoria do Paraná, graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá/Paraná, participou da pastoral carcerária no ano de 2015, integrou o Comitê Dignidade Para os Detentos e Familiares da Cidade de Sarandi/Paraná e participa ativamente com palestras a convite dos coletivos negros da região de Maringá.

Foram premiados também Maria Cristina Oliveira da Silva e Nelson Justino.

 


 

GALERIA DE IMAGENS