Alunos do curso “Defensores Populares de Paranaguá” receberam o Grupo Dignidade e o NUDEM
14/06/2018 - 14:20
Os alunos do curso “Defensores e Defensoras Populares em Paranaguá” receberam a visita do Grupo Dignidade e do NUDEM durante esta semana no curso de Defensores Populares do NUCIDH - Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos.
Na segunda-feira, dia 11, o Grupo Dignidade esteve presente e abordou o tema Violência de Gênero. A aula foi ministrada pela professora e advogada Andressa Regina Bissolotti dos Santos e pela advogada Gisele Alessandra Schimidt e Silva, ambas do Grupo Dignidade. Já na quarta-feira, dia 13, a aula foi ministrada pela defensora pública Eliana Tavares Lopes, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM). A palestra de quarta abordou a temática da violência psicológica apontando para o ciclo de violência que muitas mulheres sofrem. Algumas das atividades desenvolvidas envolveram assistir um trecho de um episódio da série “La Casa de Papel foi mostrado e ao final os alunos reuniram-se em grupos para analisar músicas contemporâneas que remetem a violência de gênero, Também foi demonstrado que a constituição não é contraditória e que protege a liberdade de expressão, contudo se houver ofensa a direitos deve haver indenização.
O curso “Defensores e Defensoras Populares” é uma realização do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) em parceria com o Instituto Federal do Paraná (IFPR) campus Paranaguá. O curso é realizado na modalidade FIC-Proeja (Formação Inicial Continuada e Jovens e Adultos), e possui como metodologia a educação popular buscando o objetivo de formar defensores populares que possam replicar a temática dos direitos humanos em suas comunidades. O curso é anual sendo as aulas realizadas às segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.
O curso também é realizado em Curitiba, no campus local do IFPR, nos mesmos moldes do de Paranaguá. As aulas são realizadas nas quartas-feiras a noite.