Advogada de 23 anos completa 649 horas e 49 minutos de prática jurídica voluntária na DPE-PR 10/08/2021 - 15:50

Desde 2015 a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) conta com o serviço voluntário em suas unidades. O trabalho é uma oportunidade de aprender na prática as diversas áreas de atendimento dentro da instituição. De fevereiro de 2021 até agosto de 2021, a advogada de 23 anos Ana Beatriz Dividino Leal prestou 649 horas e 49 minutos na prática jurídica voluntária. Desde 2015 vários voluntários já passaram pela Defensoria com muitas horas prestadas, em 2021, Ana Beatriz é a com mais horas no voluntariado.
O voluntariado abrange os campos do direito, psicologia, serviço social, contabilidade, administração, engenharia, informática e demais áreas inerentes às atividades da DPE-PR. Não é necessária a abertura de edital, basta que exista o interesse do setor e do voluntário na prestação do serviço.
Para a Ana Beatriz, voluntária que atuou na Unidade Descentralizada CIC, a experiência do voluntariado vai além dos conhecimentos teóricos do direito e práticos da atuação da Defensoria. “Foi um momento de aprendizado sobre a vida, enxergar diferentes realidades, uma verdadeira exposição das vulnerabilidades da sociedade. Por isso digo a todos próximos a mim, como esse tempo me transformou como pessoa, além de todo o aprendizado sobre o funcionamento deste órgão, a forma de atender e dialogar com a população que o procura e outros aspectos que uma faculdade ou um curso preparatório não ensina”. A voluntária relata também que é uma grande oportunidade para todos que pretendem seguir carreira em diferentes áreas.
Praticar o voluntariado na DPE-PR funciona como um aprendizado diário e durante a pandemia isso não mudou. “Os 6 meses de voluntariado, em que dediquei meu tempo e conhecimento diariamente, foram os que me motivaram nesse período da pandemia. Tenho sorte de ter a oportunidade de ter realizado este trabalho auxiliando a concretizar direitos dos usuários da Defensoria”, conta Ana Beatriz.
A advogada voluntária atuou juntamente com a defensora pública Jeniffer Scheffer Beltramin nas áreas de Família e Infância, com o atendimento dos usuários, elaboração de petições iniciais, acompanhamento de audiências, além de peticionar no Projudi. “Desde o início do voluntariado, a dra. Jeniffer mostrou muita confiança no meu trabalho, me deu oportunidade de fazer várias atividades diferentes. Foi realmente uma experiência maravilhosa que lembrarei para o resto da vida”.