Ações no interior do estado marcaram a Semana da Mulher 14/03/2018 - 11:00

A Semana da Mulher da Defensoria Pública do Estado do Paraná mobilizou as equipes multidisciplinares das sedes de todo o estado. Diversas atividades foram realizadas entre os dias 05 e 09 de março para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Confira a seguir algumas dessas ações nas cidades do interior:

 

As servidoras da sede da DPPR de Campo Mourão proporcionaram um café da manhã às detentas da Cadeia Pública da cidade na manhã do dia 07 de março. Teve lanche e muita conversa, além da distribuição de kits de higiene arrecadados por meio de doação. Na oportunidade, as detentas aproveitaram para sanar suas dúvidas jurídicas, além de mostrarem à equipe seus trabalhos manuais, como o crochê. Ainda no dia 07/03, na parte da tarde, foram exibidos para o público que buscou atendimento na sede da Defensoria pequenos vídeos com temáticas de violência doméstica, estereótipo de gênero, direitos das mulheres, papéis assumidos por homens e mulheres na sociedade, entre outros. Os vídeos foram debatidos com o público de maneira informal. No mesmo dia, a defensora Mariana Amorim conversou com o público masculino que frequenta a praça onde está localizada a sede da Defensoria em Campo Mourão. No dia 09/03, técnicas do CAM realizaram uma ação surpresa para as servidoras da sede. Elas solicitaram aos familiares das servidoras, da defensora, da estagiária e da auxiliar de serviços gerais, que fizessem vídeos parabenizando-as pelo dia da mulher e ressaltando a importância delas em suas vidas.

Em Cascavel, no dia 06/03, foi realizada a “Atividade Alusiva ao Dia Internacional da Mulher, com sensibilização sobre a violência de gênero”, uma parceria entre Defensoria e Conselho da Comunidade da Comarca de Cascavel. Uma palestra da equipe da DPPR contou com a presença de 57 familiares de sentenciados. No encerramento foi oferecido um hidratante como presente para as mulheres. Também foram realizadas abordagens individuais às mulheres que compareceram durante a semana ao atendimento na sede, com orientação referente à violência doméstica, entrega do material informativo da Edepar e de um hidratante.

Em Cianorte, no dia 07/03 foi realizada uma palestra para as funcionárias do Instituto Morena Rosa sobre violência doméstica contra as mulheres, além de uma roda de conversa sobre violência doméstica contra as mulheres e técnica de sensibilização com cuidadoras da Pousada da Criança e do Adolescente. No dia 08, a DPPR participou da Feira Informativa no Centro de Eventos Ioshito Mori, divulgando o Grupo de Mulheres em Situação de Violência Doméstica e fazendo entrega de folder e outros documentos informativos.

No sul do estado, a equipe de Francisco Beltrão realizou uma confraternização com as mulheres da Cadeia Pública, onde foram discutidos temas acerca das violências contra as mulheres. Teve distribuição do folder produzido pela Edepar e bolo para comemorar o Dia da Mulher e também para cantar parabéns para as mulheres que estavam fazendo aniversário. Elas também receberam material para escrita e pintura, como lápis, lápis de cor, papel e gravuras impressas, além de cartões confeccionados pela equipe da DPPR, e aproveitaram a oportunidade para falar das mulheres importantes de suas vidas.

Em Guarapuava, diversas ações realizadas pela equipe da Defensoria Pública mostraram a importância de se dar visibilidade a assuntos como violência doméstica, encarceramento feminino e humanização do atendimento às mulheres neste mês de março. Já no dia 01/03, foram realizados atendimentos às presas provisórias da Carceragem da 14° SDP, a fim de realizar um levantamento das mulheres que são gestantes ou mães de crianças de até 12 anos ou pessoas com deficiência e que têm direito à substituição da prisão preventiva por domiciliar. No dia 05/03, no mesmo local, foi feito o atendimento às demais sentenciadas. No dia 07, a atividade foi com as assistidas em meio aberto. O evento, realizado em parceria com o Patronato, aconteceu na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e contou com mais de 30 mulheres, que participaram das palestras e atividades culturais.

Londrina celebrou o dia 08/03 com um evento no Distrito Policial. A equipe da DPPR realizou um trabalho didático com as detentas sobre mulheres importantes, tiraram dúvidas jurídicas e listaram as mulheres que têm direito à substituição da prisão preventiva por domiciliar. Além disso, em parceria com o Conselho da Comunidade, foram entregues às detentas kits de higiene com shampoo, condicionador, lâmina e desodorante. Também foi servido um café da tarde com lanches, brigadeiro e refrigerantes. No dia 07, a roda de conversa havia sido realizada com as socioeducandas do Centro de Socioeducação Londrina I. E, por fim, em Londrina, nos dias 08 e no dia 09, a equipe foi às ruas em atividades de conscientização no Terminal Central e na Avenida Saul Elkind.

Perto dali, em Maringá, a equipe da DPPR, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Igualdade Racial, Juventude e Pessoa Idosa (SEMULHER), têm realizado rodas de conversa com as mulheres atendidas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) sobre a Lei Maria da Penha e o atendimento ofertado pela rede municipal às mulheres. Os encontros vão até o final do mês de março. Já foram contemplados os CRAS Branca Vieira, Itaipu, Mandacaru e Morangueira. Ao final de cada encontro, a SEMULHER está oferecendo oficinas de artesanato em feltro para as mulheres.

Em Ponta Grossa, uma conversa com as assistidas na sede da Defensoria e na Cadeia Pública marcou o 08 de março. Temas como o papel da mulher na sociedade, machismo, feminismo e violência doméstica foram abordados. Houve distribuição de bombons e do folder elaborado pela Edepar.

 

Tornaram a Semana da Mulher uma realidade:

As assistentes sociais Adriele Andreia Inácio, Andréia Andretto, Samara Fernandes, Janete Krack Magnagnagno, Ivonete Pereira dos Santos Oliveira, Caroline Lober da Costa, Janaina Alves Teixeira, Cristina Begnini Radtke, Grazielle Ganhão, Raquel Rodrigues Alegre Pagliarini, Juscilene Galdino da Silva, Katlin Nayara Bianco Monteiro e Nara Damião dos Santos Lucena.

As psicólogas Nayra Borges, Emília Fujiwara, Delair Spezia Pandolfo, Aline Daniele Hoepers, Tânia Cristina Cordeiro, Patrícia Regina Olbermann Duda, Alysha Carolyna Rocha de Oliveira, Kemeli Rodrigues Piveta e Fernanda Loprete Cury.

As defensoras públicas Tathiane Barbieri, Mariana Gonzaga Amorim, Ana Paula Costa Gamero Salem, Elisabete Aparecida Arruda Silva e Francine Faneze Borsato Amorese.

As assessoras jurídicas Monica Prudente de Morais e Thaísa Soriano Januário Brolin.

As técnicas administrativas Karen Xavier Scarpin e Marcia Aparecida Pereira Rodrigues.

A estagiária Talita Horrana Soares.

E os psicólogos Lucas Paulo Guesser, João Paulo Howeler, Ailson Batista dos Santos Junior, Clodoaldo Porto Filho e Fábio Eiji Sato, o assessor jurídico Alan Cássio da Costa e o estagiário Luan Matheus Drancka.

GALERIA DE IMAGENS