5º Mutirão Carcerário do ano tem apoio da DPPR 03/07/2013 - 19:20

O Tribunal de Justiça do Paraná e a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado (SEJU), com o apoio da Defensoria Pública e do Ministério Público do Paraná, iniciaram nesta semana mais um Mutirão Carcerário, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. Até sexta-feira (05/07) deverão ser analisados cerca de 1.900 pedidos de benefícios de presos de Curitiba e região metropolitana, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão.

São em média 950 processos da VEP (Vara de Execução Penal) de Foz do Iguaçu, 350 processos da VEP de Francisco Beltrão e 600 processos das três VEPs de Curitiba e Região Metropolitana. Nesta quinta-feira, deverão ser analisados os processos de detentos das Casas de Custódia de Curitiba e de São José dos Pinhais, da Colônia Penal Agrícola, das Penitenciárias Central do Estado, Estadual de Piraquara (I e II) e Feminina do Paraná, além das Divisões Policial da Capital e de Investigações Criminais, unidades onde atuam os assessores de estabelecimento penal da DPPR. O mutirão está sendo realizado no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA) Mario Faraco, no Complexo Penitenciário de Piraquara.

Londrina – Os dados parciais do Mutirão Carcerário realizado no último mês em Londrina mostram que até agora já foram registrados mais de 80 pedidos de liberdade provisória e revogação de preventiva, 56 transferências de presos condenados, além de pedidos de dispensa do pagamento de fiança, restabelecimento de regime de cumprimento de pena, extinção de punibilidade e requisições de atendimentos médicos, que somam 24 ações. O assessor de estabelecimento penal Rogério Silva Bernardi ressalta que estes ainda são dados parciais. O relatório final do Mutirão Carcerário de Londrina deve estar pronto até a segunda quinzena deste mês.

Com informações da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SEJU).

GALERIA DE IMAGENS