27 de agosto: Dia do Psicólogo 27/08/2018 - 15:10

No dia 27 de agosto, é comemorado no Brasil o Dia do Psicólogo. A data é marcada pela regularização da profissão pelo presidente João Goulart, em 1962, através da Lei 4.119. A palavra psicologia é derivada do grego “psyche” (alma) e “logos” (estudo), se caracterizando como uma importante área da ciência, voltada para o conhecimento da mente. O atendimento psicológico é essencial para o desenvolvimento do ser humano, permitindo que o indivíduo lide com as suas peculiaridades e vulnerabilidades emocionais, através do autoconhecimento. Através do estudo do seu paciente ou atendido, o psicólogo também fornece outras formas para que a pessoa lide com os seus problemas.
Para comemorar e enaltecer a atuação dos psicólogos da Defensoria Pública do Paraná, que exercem um importante trabalho nas demandas psicossociais da população, mostramos aqui o depoimento desses profissionais.
Francisco da Silva Reis Filho – Cornélio Procópio
Eu acredito que o trabalho do psicólogo na Defensoria Pública é bastante amplo, tem muitas possibilidades e muito precisa ainda ser feito e construído dentro da psicologia. É preciso ter força de vontade e perseverança. É um trabalho gratificante você trabalhar para empoderar as pessoas para que elas busquem a sua cidadania de forma plena. E esse é um dos motivos de existir a defensoria. Parabéns a todas e todos os psicólogos da defensoria. Parabéns pelo nosso dia.
Luã Carlos Valle Dantas – Cornélio Procópio
Se eu pudesse definir o nosso trabalho na Defensoria com uma palavra eu diria desafio. Nós somos desafiados a sermos mais criativos e mais assertivos. Eu tenho muito orgulho de fazer parte da Defensoria Pública do Estado do Paraná.
Alysha Carolyna Rocha de Oliveira – Londrina
Exercer a psicologia nesta instituição possibilita um olhar ampliado das demandas que chegam até nós, onde acolhemos a subjetividade e incentivamos a autonomia das pessoas. O psicólogo possibilita a atenção especializada de demandas complexas, tais como vulnerabilidade social, conflitos familiares, transtorno mental, uso problemático de drogas e violências, buscando vias extrajudiciais e atuando também na judicialização quando necessário para garantir o direito dos usuários. A atuação interdisciplinar entre a psicologia, o serviço social e o direito ampliam o sentido de justiça e potencializa a estratégia para o seu acesso.
Bruna Pastório Saes Lugnani – Maringá
Atuar como psicóloga na defensoria é aceitar o desafio de olhar para o usuário para além da demanda jurídica. É olhar para esse indivíduo, para o contexto em que ele está inserido, para o seu meio social e resgatar possibilidades, oportunidades, potencialidades, mostrando para esse sujeito e também de certa forma, para o judiciário, por meio de relatórios, os caminhos existentes. É acolher, é escutar, muitas vezes é confortar essa pessoa que procura pela instituição. Trabalhar na defensoria, em equipe interdisciplinar, é muito gratificante, quando você vê a contribuição da psicologia para a equipe. Quando você percebe que a soma de todas as profissões, de todas as áreas, enriquece o atendimento ao usuário, na demanda que ele está trazendo para a instituição.
Jessica Mendes – Curitiba
Ser psicóloga na Defensoria Pública é estar diante de uma necessidade diária de reflexão de lugares e fazerezes para a nossa psicologia. Estamos sempre sendo convocados a explorar possibilidades de atuação em situações e contextos que acabam nos tirando da zona de conforto. Acho que isso também acaba tendo como consequência o fato da nossa prática estar em constante desenvolvimento nesse espaço. Sem dúvida, uma das coisas que mais me realiza enquanto psicóloga da Defensoria é a chance de empregar a ciência psicólogica como ferramenta de transformação social. Eu aproveito esta oportunidade para parabenizar a todos e todas as colegas de profissão, que se dedicam diariamente a construção de uma psicologia comprometida com a justiça social.
Para assistir ao vídeo que a DPPR fez homenagenado todos o seus profissionais da área da Psicologia, clique aqui.