19 de outubro: Dia da(o) Profissional de Informática 19/10/2020 - 11:34

A data reforça a valorização de profissionais da área de tecnologia.

O dia de hoje homenageia os responsáveis por usar da tecnologia para simplificar tarefas e criar soluções inovadoras: os profissionais de informática. A profissão é ainda recente — surgiu em meados da década de 90 — mas evolui diariamente, no ritmo da internet.

São programadores, engenheiros, administradores de banco de dados e analistas que trabalham para garantir que possamos executar facilmente tarefas como checar e-mail, ler notícias, acessar a conta bancária e fazer compras on-line. Em tempos de pandemia, em que o isolamento social predomina, esses profissionais se fazem ainda mais importantes.

Para marcar o Dia da(o) Profissional de Informática, conversamos com o Sander Lima, supervisor do Departamento de Informática da Defensoria Pública do Estado do Paraná.

 

Qual a importância dessa data para vocês profissionais?

O Dia da(o) Profissional de Informática ganha relevância na medida em que destaca a atuação da(o) profissional nos ambientes em que estão inseridas(os). A área de Tecnologia da Informação (TI) vem numa escalada nos últimos anos, sobretudo em razão da otimização provocada por sistemas de informação e em razão da disrupção de alguns nichos de mercado, que modificaram e têm modificado a nossa relação com a internet, softwares/aplicativos e os serviços online.

 

O que mais te encanta na profissão?

A TI é uma área dinâmica e de vasto conhecimento, com profissionais oriundos de várias formações acadêmicas, com diferentes experiências no mercado privado ou em instituições públicas. A união desses conhecimentos diversos em prol de uma instituição traz muitos benefícios do ponto de vista da própria tecnologia, do aprendizado que é possível compartilhar e das atividades que são realizadas. Posso afirmar que, na minha opinião, a gestão de múltiplas atividades de TI e a atuação com pessoas multifacetadas é o que me encanta na profissão. Se fosse escolher apenas uma subárea técnica eu diria que a Gestão de Projetos é a que mais me desperta interesse.

Posso citar, ainda, o desenvolvimento de sistemas, a infraestrutura de rede, a gerência de equipamentos servidores, o monitoramento da rede, a segurança da informação, a gestão de processos de TI, o suporte técnico, apenas para constar algumas que são de interesse dos meus colegas de departamento.

 

Como funciona o setor de TI na DPE-PR? Quais serviços vocês prestam, quais profissionais têm?

Desde 2019, a Defensoria iniciou um processo de estruturação da TI. Passamos de 3 servidores para 13 e foi possível começar um planejamento de médio e longo prazos. Passamos a oferecer, com equipe própria, o suporte técnico aos integrantes de forma a melhorar a relação da instituição com a TI, bem como de possibilitar que tenhamos acesso aos principais problemas para trabalhar de forma preventiva e propositiva, sem esquecer da segurança necessária às pessoas de dentro ou fora da Defensoria e da segurança da rede estadual. Na minha visão, um melhor suporte técnico proporciona maior capacidade de o pessoal dos demais setores bem realizarem suas tarefas diárias, sejam elas administrativas sejam elas de atendimento ao cidadão que procura a nossa Instituição.

Além do suporte técnico, contamos com as subáreas de Sistemas, Segurança da Informação, Infraestrutura de T e Equipamentos e materiais de TI.

Importante considerar que várias atividades vinculadas às áreas citadas estão em andamento, mas que ainda há um longo caminho pela frente. Há muitos desafios a serem vencidos, muita tecnologia a ser avaliada e implantada, muitos resultados a serem alcançados.

Destaco a importância da minha equipe e o esforço de cada um na execução de suas tarefas, que fazem parte de um grande quebra-cabeças de TI. Gostaria de citá-las(os) individualmente como forma de reconhecimento e de incentivo públicos, porque são profissionais de TI que têm se dedicado às atividades e aos desafios que se apresentam. São os estagiários João Pedro, Lucas e Gabriel; as técnicas Carla e Tatiana; os técnicos Eduardo, João Mario, Dayson e Diogo; as analistas Danieli e Sarah; e os analistas Álvaro, Sérgio, Flávio e Renan.

 

Como vocês têm atuado em tempos de pandemia?

A pandemia mudou nossas vidas e acredito que, ao afirmar isso, não estou sendo exagerado. Cada pessoa da Defensoria e das nossas famílias sentiu e continua sentindo diariamente as consequências da alta dependência de recursos de Tecnologia da Informação. Há mais de seis meses que as palavras “teletrabalho”, “acesso remoto”, “compartilhamento de arquivos”, “videoconferência”, e outras ganharam um significado do qual não esqueceremos.

Preciso dizer que não estávamos preparados para essa situação. Foi necessário muito equilíbrio para se adaptar e para proporcionar ajuda aos demais integrantes, seja de Curitiba seja das cidades do interior e litoral. Recuperamos em um breve espaço de tempo vários equipamentos que estavam com algum mau funcionamento para que pudessem sem disponibilizados, discutimos soluções com nossos fornecedores com o objetivo de oferecer mais recursos para o pessoal em teletrabalho, reinventamos nossa forma de prestar suporte e atendimento de TI. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para apoiar nossa Instituição, outras que estavam fora do alcance e ainda algumas que foram descobertas durante o processo. Cito em breves palavras que o compartilhamento de arquivos da rede através da ferramenta Drive e o fornecimento de ramais virtuais a todos os integrantes, o fornecimento de pelo menos um aparelho celular para cada unidade da Defensoria foram desafios vencidos que permitiram melhor atuação e comunicação junto à população que procura a Defensoria.

A equipe de TI está majoritariamente em teletrabalho, mas com visitas frequentes à sede Administrativa e Central, ambas em Curitiba, além de Londrina, Ponta Grossa e do depósito em Colombo. Nosso suporte tem atendido quase todas as demandas em até um dia útil, com foco em prestar um atendimento rápido e preciso, buscando que cada integrante atendido “aprenda a fazer”, proporcionando autonomia, sempre que possível.

 

Qual sua opinião sobre a informática?

A informática permite a realização de muitas tarefas de forma automatizada, vários procedimentos podem ser sistematizados e a tecnologia evolui diariamente permitindo que mais inteligência seja embarcada em sistemas. Isso é sensacional! No entanto, precisamos olhar para nossa Instituição, observar onde estamos e onde queremos chegar, como as soluções podem interagir umas com as outras, quais os passos que precisaremos dar e aplicarmos a Tecnologia da Informação nesse planejamento. É uma visão de TI aplicada ao negócio.

 

Gostaria de acrescentar algo?

Agradeço pela oportunidade, parabenizo os meus colegas de departamento e todas(os) as(os) demais que se envolvem com a área de Informática, tendo ou não uma formação específica.

GALERIA DE IMAGENS