18 de julho: Dia Internacional Nelson Mandela 18/07/2020 - 10:00

Nelson Mandela foi o primeiro presidente da África do Sul e um dos maiores líderes que o mundo já teve.
No dia 18 de julho é celebrado o dia Internacional Nelson Mandela. A data foi instituída em 2009 pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), simbolizando o dia do nascimento do líder sul-africano, um dos maiores ícones que o mundo já teve.
Nelson Rolihlahla Mandela foi advogado e o primeiro presidente da África do Sul. Durante a sua vida, lutou pelo bom relacionamento entre povos e raças, procurando resolver os conflitos através da paz e protegendo os direitos de seu povo.
Na luta contra o Apartheid, regime de segregação racial implementado em 1948 na África do Sul, ficou preso por 27 anos e só foi libertado em 1990 após uma campanha internacional. Quando foi solto, tornou-se presidente entre os anos de 1994 e 1999.
Dentre 250 prêmios e condecorações recebidas, os principais foram: Prêmio Nobel da Paz pela luta contra o Apartheid, a Medalha Presidencial da Liberdade dos EUA e a Ordem de Lenin da União Soviética, a maior condecoração do país.
A coordenadora no Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), dra. Mariana Gonzaga Amorim, destaca o significado da data. “A luta e resistência de Mandela, sua busca por políticas de igualdade, democracia e justiça, são marcos significativos de que a luta pelo fim das desigualdades raciais. É sabido que, hodiernamente, são cotidianos episódios de racismo e injúria racial em suas mais diversas formas, seja em âmbito privado, seja em âmbito institucional. Nesse sentido, a disseminação do tema é fundamental para a realização de mudanças”, finaliza.
Texto: Paola Fressato.