Neste 28 de Outubro, servidores da DPE-PR contam como é trabalhar na instituição 28/10/2024 - 09:33

Desde 1943, o dia 28 de outubro é uma data para celebrar e agradecer o trabalho de servidores e servidoras públicas em todo o país. Segundo dados divulgados pela LCA Consultores, a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE, no segundo trimestre deste ano o Brasil atingiu o maior número de servidores públicos: 12,65 milhões.

 

 

 

 

 

Neste universo de pessoas que trabalham para que os serviços públicos possam atender a população em suas necessidades, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) contribui com 517 servidores e servidoras. Eles e elas atuam para que os paranaenses tenham assegurado seus direitos, por meio de diferentes frentes de atuação. Até chegar a esse contingente, foram anos de crescimento e consolidação desde a criação da DPE-PR, em 2011.

“Quando fiz minha inscrição no concurso da Defensoria Pública, sequer tinha noção do papel da instituição no acesso à Justiça”, conta Eduardo José Ramalho Stroparo, técnico administrativo. “Trabalhar aqui me trouxe uma compreensão clara da importância do serviço público e do papel fundamental dos servidores. Ser servidor público não é apenas exercer uma função, mas, sim, servir à população”, complementa ele.

Os técnicos e técnicas da DPE-PR, bem como demais servidores, atuam tanto na atividade-meio quanto na atividade-fim, ou seja, em setores que envolvem o atendimento à população. No entanto, por trás da prestação de assistência jurídica gratuita, há inúmeras pessoas garantindo o resultado final.

Servidores e servidoras que atuam com a gestão dos recursos humanos são exemplos disso. O gestor de pagamentos e consignados da Defensoria Pública, Adelson Pereira de Cristo, define essa operação que antecede o serviço ao público como uma “grande engrenagem”. Ele também trabalha diretamente com o gerenciamento de estagiários e estagiárias, também partes fundamentais da engrenagem.

"Toda essa estrutura auxilia e ampara o movimento final e essencial desta instituição, que é a defesa e amparo aos direitos dos hipossuficientes. É uma honra servir e atuar junto à Defensoria”, destaca ele.

Conquista

Atualmente, 70% dos servidores e servidoras atuam no atendimento ao público. Ainda que o trabalho da Defensoria Pública esteja associado principalmente ao serviço jurídico, a variedade de atividades desempenhadas permite uma atuação multidisciplinar. Por meio das equipes técnicas, a população encontra também um acolhimento psicossocial para as demandas. A assistente social Grazielle Ganhão, de Cianorte, é uma das pessoas que cumpre esse papel.

Desde 2016, ela atua na sede da DPE-PR diretamente com o público atendido. Seu trabalho junto a mulheres vítimas de violência doméstica, inclusive, já foi premiado.

“Ser servidora da Defensoria Pública para mim é contribuir para que a garantia de direitos à população atendida seja de fato ouvida, respeitada e atendida de maneira ampla e particular. Foi minha maior conquista profissional e pessoal. Tenho muito orgulho de ser servidora pública”, comemora a assistente.

Assistentes sociais e psicólogos(as) também somam esforços com defensores e defensoras no atendimento. Pela representação institucional, eles e elas devem buscar ampliar as vozes das pessoas em situação de vulnerabilidade, como define a defensora pública Helena Leonardi de Franceschi. Ela coordena a sede de Pato Branco.

“Com a expansão da Defensoria Pública, espero que mais pessoas possam ter garantido o acesso à Justiça e aos direitos fundamentais, exercendo sua cidadania de forma plena”, afirma Franceschi. 

Uma das principais características do trabalho feito por servidores e servidoras da DPE-PR é a necessidade de entender a demanda junto com o próprio usuário ou usuária. Na prática, é ajudar a pessoa a identificar seus direitos e resolver questões que ela nem sabia que poderia conseguir. Isso se reflete, por exemplo, no trabalho de assistência à população privada de liberdade. O assessor de Execução Penal da DPE-PR em Foz do Iguaçu, Janderson Mororo Wenneck, ressalta a importância de atuar para garantir direitos mínimos, que nem sempre estão diretamente associados ao cumprimento da pena. 

“Mesmo privado de liberdade, podemos contribuir com o usuário para que ele possa regularizar um divórcio, guarda dos filhos, reconhecer uma união estável”, exemplifica o assessor. “Ser servidor é enfrentar desafios diários e poder ver o resultado disso na sociedade”, define.

Protagonismo na promoção de mudanças

Nos últimos meses, a DPE-PR tem passado por diversas transformações internas, com mudanças de ferramentas e fluxos que visam aprimorar o trabalho e oferecer um serviço ainda melhor à população. Neste sentido, o esforço de servidores e servidoras de todo o estado para continuarem a exercer seus trabalhos enquanto se adaptam às novas demandas têm sido decisivo e reconhecido pela Administração Superior da Defensoria.

“Graças ao protagonismo desses servidores e servidoras, seguimos avançando em nosso objetivo de oferecer um serviço de qualidade à população que mais necessita, promovendo mudanças e nos adaptando rapidamente aos anseios da sociedade, a exemplo da guinada digital em construção que buscará tornar a nossa instituição cada vez mais presente para toda a população paranaense”, elogia o defensor público-geral, Matheus Munhoz. “No Dia do Servidor Público, homenageamos os profissionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná, que, com dedicação e compromisso, são fundamentais na construção de uma instituição mais eficiente, moderna e inclusiva”.


Celebração

Para celebrar o Dia do(a) Servidor(a) Público(a), a DPE-PR lança hoje um hotsite que mostra o quão importante são os servidores e servidoras para a instituição e, principalmente, para aqueles e aquelas que mais precisam. Para acessá-lo, é preciso ser servidor(a) e estar logado conta Google da Defensoria. Na página, há uma série de surpresas, como um vídeo institucional feito especialmente para demonstrar o papel e a importância desses profissionais. Além disso, a DPE-PR começa a campanha interna "Meu Olhar Profissional", que permitirá que servidores(as) e defensores(as) solicitem fotos profissionais para uso institucional para a equipe da Diretoria de Comunicação, que conta com um premiado fotógrafo em seus quadros, o jornalista Daniel Caron. A campanha abrange todas as sedes da Defensoria.