DPE-PR inaugura salas de atendimento nas cidades de Jandaia do Sul, Cambé e Cruzeiro do Oeste 15/03/2024 - 17:01

Ao longo desta semana, o defensor público-geral do Paraná, André Giamberardino, visitou três sedes da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) no interior do estado para inaugurá-las oficialmente. Nas cidades de Jandaia do Sul e Cambé, o atendimento à população já é feito em salas dos fóruns das duas comarcas e, a partir de hoje (15), o mesmo vai acontecer com a cidade de Cruzeiro do Oeste, onde a DPE-PR passa a ocupar uma sala no fórum para atender casos da área de Execução Penal.

“As inaugurações são um momento simbólico e marcante do crescimento do atendimento com estrutura adequada, e também do entusiasmo e parceria das autoridades locais. Onde a Defensoria chega há grande alegria e esperança por um serviço de qualidade aos que mais precisam da justiça”, avalia o defensor-geral, que também agradeceu ao Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) pelos espaços cedidos nas três cidades.

 

Jandaia do Sul

Localizada a pouco mais de 20 km de Apucarana, Jandaia do Sul recebeu um posto avançado da Defensoria Pública há um ano, onde a população da comarca – que, além de Jandaia do Sul, inclui as cidades de Kaloré, São Pedro do Ivaí, Bom Sucesso e Marumbi – pode receber atendimento nas áreas de Família e Sucessões, Execução Penal, Criminal e Infância e Juventude Cível e Infracional.

Desde março de 2023, quando começou, o atendimento é feito na sala do Fórum da Comarca de Jandaia do Sul, na Rua Plácido Caldas, nº 536, de segunda a quinta-feira, das 13h e 17h, local que foi oficialmente inaugurado na quarta-feira (13).

“A população tem recebido muito bem a Defensoria”, avalia a defensora pública que atua na comarca, Maria Luiza Lopez Valverde. “Nesse primeiro ano, pudemos fazer diversos atendimentos, conscientizando os usuários e as usuárias da Defensoria Pública acerca de seus direitos. Me sinto muito honrada de ser a primeira defensora pública da comarca de Jandaia do Sul e espero que a DPE-PR possa crescer ainda mais, levando mais dignidade e acesso à Justiça para a população em situação de vulnerabilidade de todas as comarcas do estado”.

Estiveram presentes na inauguração Lauro de Souza Silva Junior, prefeito de Jandaia do Sul, João Gustavo Rodrigues Stolsis, diretor do Fórum da Comarca de Jandaia do Sul, Vinícius Henrique Bofo, promotor titular da 2ª Promotoria do Ministério Público em Jandaia do Sul, Fabíola Cristina Carrero, Geverson Henrique Gobetti e Bárbara Negrão, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Apucarana, Marco Aurélio Garcia Rosa, diretor do Departamento de Assistência Social de Jandaia do Sul, Maísa Dias Pimenta, defensora pública que atua na sede da DPE-PR em Apucarana, Aline Valério Bastos, defensora pública que coordena a Assessoria Especial para Assuntos do Interior da DPE-PR e Bruno Müller, 2º subdefensor público-geral do estado, além de Maria Luiza Lopez Valverde, defensora pública que atua em Jandaia do Sul, e sua equipe: a assessora Isabela Adhara Caniato e as estagiárias Juliana Morais de Souza e Ana Clara de Carvalho Laurentino.
 

SERVIÇO:

Defensoria Pública do Estado do Paraná em Jandaia do Sul, Kaloré, São Pedro do Ivaí, Bom Sucesso e Marumbi

Atendimento de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h

Endereço: Rua Plácido Caldas, 536 (Fórum da Comarca de Jandaia do Sul)

Telefone: (43) 98870-1982
 

Cambé

Há um ano a população da cidade vizinha à Londrina pode ser atendida pela DPE-PR. Nos primeiros meses, de março a maio de 2023, os atendimentos eram realizados na sede de Londrina, mas desde o dia 22 de maio, a Defensoria ocupa três salas no Fórum da Comarca de Cambé “Desembargador Lauro Sodré Lopes”, localizado na Avenida Roberto Conceição, nº 532, no Jardim São José. Ali funciona um posto avançado de atendimento da DPE-PR, onde são atendidas as áreas de Família e Sucessões, Registros Públicos e Infância e Juventude Cível e Infracional, de segunda a quinta, das 13h às 17h. Não é necessário agendar o atendimento, mas ele pode ser feito através da plataforma Luna. 

E em um ano, a população cambeense pode conferir importantes atuações da Defensoria na cidade, como o caso da mãe solo que, passando por várias dificuldades, quase foi presa por não pagar pensão alimentícia e conseguiu um Habeas Corpus através da DPE-PR e o atendimento da equipe técnica da sede de Londrina, que junto com a rede de serviços socioassistenciais e de saúde mental de Cambé, prestou apoio à comunidade escolar do Colégio Estadual Helena Kolody na retomada das aulas após o ataque que resultou na morte de dois estudantes, no dia 19 de junho.

“A nossa chegada era muito aguardada em Cambé. A nossa atuação desde que chegamos aqui, há exato um ano, vem sendo ampliada com parcerias realizadas, especialmente com a rede socioassistencial do município”, explica a defensora pública que coordena a Assessoria Especial para Assuntos do Interior da DPE-PR, Aline Valério Bastos. “Uma rede que nos recebeu muito bem desde que chegamos a essa comarca, que nos envolveu em inúmeras discussões, mesmo em algumas nas quais a Defensoria Pública atualmente não tem atribuição. Sempre somos chamados a participar, em todas as situações que envolvem discussões acerca de garantia de direitos da população de Cambé”. 

A inauguração das salas da DPE-PR no Fórum contou com a presença do deputado estadual Tiago Amaral, do prefeito de Cambé, Conrado Scheller, do juiz Ricardo Luiz Gorla, representando a diretora do Fórum, Jéssica Valéria Guarnier, e do representante da OAB Paraná em Cambé, David Garcia, além da equipe da DPE-PR, representada pelo diretor da Escola da Defensoria (Edepar), Leônio Araujo dos Santos Júnior, a defensora pública Aline Valério Bastos e o 2º subdefensor-geral Bruno Müller, além da assessora que atua na sede de Cambé, Isabela Quero Veloso, e as(os) estagiárias(os) Bruna Brandão, Barbara Canezin, Camila Alves e Pedro Furlanetto.
 

SERVIÇO:

Defensoria Pública do Estado do Paraná em Cambé

Atendimento de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h

Endereço: Avenida Roberto Conceição, 532, Jardim São José (Fórum “Desembargador Lauro Sodré Lopes”)

Telefone: (43) 3521-3703
 

Cruzeiro do Oeste

Nesta sexta-feira (15), a DPE-PR inaugurou uma sala no Fórum da Comarca de Cruzeiro do Oeste “Desembargador Aran Machado”, na Praça Agenor Bortolon, para atendimento na área de Execução Penal a pessoas que cumprem pena nos regimes fechado, semiaberto e aberto e seus familiares.

Desde março do ano passado, a DPE-PR designou um defensor público apenas para atender essa demanda, mas, até o momento, os atendimentos eram realizados na sede da Defensoria em Umuarama, a cerca de 27 quilômetros de Cruzeiro do Oeste. Agora, com a sala no Fórum, a DPE-PR está mais próxima da população que precisa do atendimento.

“Atualmente, atendemos dentro e fora da penitenciária, as pessoas que cumprem pena em regime fechado, semiaberto e aberto e seus familiares, que nos buscam para saber a situação do processo de execução de pena daquele parente que está preso”, explica o defensor público que atua no local, Pedro Bruzzi Cardoso. “Nosso trabalho garante que os direitos dos apenados sejam cumpridos e observados e, agora, com a sala no Fórum, estamos mais perto dessa população e podemos atendê-la, e a seus familiares, com mais conforto”.

Estiveram presentes na inauguração a juíza diretora do Fórum da Comarca de Cruzeiro do Oeste, Roseli Maria Geller Barcelos, a promotora de Justiça Wilza Machado Silva Lacerda, o coordenador regional do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen), Arnobe Lemes dos Reis, o diretor da PECO, Sandro Marcos Bariquelo, o presidente da OAB Cruzeiro do Oeste, Carlos Roberto Jakimiu, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Umuarama (Conseg), Arlindo Vieira dos Santos, e Valdecir Sutil, representando a prefeita do município, Helena Bertoco, além da equipe da DPE-PR: o defensor público Pedro Bruzzi, a assessora de Execução Penal da DPE-PR que atua na comarca, Taynara Rocha Martins e o 2º subdefensor-geral, Bruno Müller.
 

SERVIÇO:

Defensoria Pública do Estado do Paraná em Cruzeiro do Oeste 

(apenas para atendimentos de pessoas que cumprem pena e seus familiares)

Endereço: Praça Agenor Bortolon (Fórum “Desembargador Aran Machado”)

Telefone: (44) 98817-0731

GALERIA DE IMAGENS