Verão Maior Paraná: Defensoria amplia canais de acesso no litoral, orienta turistas e fortalece parceria com Governo 23/01/2026 - 16:42
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) segue com o atendimento à população no litoral durante o Verão Maior Paraná, iniciativa do Governo do Estado. Desde dezembro, no início da temporada, a Defensoria oferece orientação, assistência jurídica totalmente gratuita e informações sobre os serviços da instituição para a população que circula pelo calçadão da Praia Brava de Caiobá, em Matinhos. As equipes permanecem diariamente em contato com a população sobre os principais programas de atendimento da Defensoria Pública, além de oferecer materiais educativos para crianças. Nesta sexta-feira (23), o defensor público-geral, Matheus Munhoz, compareceu à Van dos Direitos e recebeu banhistas que transitavam pela orla.
“Nossa ideia é justamente colocar a Defensoria na cultura da população paranaense, levando o acesso à justiça cada vez mais longe dentro do nosso estado”, afirma Munhoz. O serviço no local é coordenado pela Assessoria Especial de Mutirões de Atendimento (AEMA), equipe especializada em serviço itinerante, fora das sedes convencionais da Defensoria.
O movimento na Van dos Direitos cresce principalmente durante a tarde, conforme a equipe, com a saída dos banhistas da praia e passagem pela estrutura para orientação e atendimento jurídico. A estratégia adotada foca em promover, além dos serviços gerais da Defensoria, os principais programas online que atendem os 399 municípios paranaenses. Eles englobam o Pacifica.Def, o Ampara e o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NUPED). A instituição também oferece exemplares da história infantil "O Baú da Vó Su", que explica às crianças o papel da Defensoria na sociedade. A história é de autoria da defensora pública Paula Raskin, com ilustração de Roberto Querido.
Até 7 de fevereiro, a Defensoria permanecerá fixa, de terça-feira a domingo, das 9h às 12h, e das 15h às 18h.
Parceria com o Governo
A inédita participação da DPE-PR no Verão Maior Paraná também abre uma nova frente de trabalho conjunto com o Governo do Estado. “É a consolidação de uma parceria que leva a Defensoria Pública para dentro dos programas do Governo, a exemplo da parceria histórica no Paraná em Ação”, disse o defensor público-geral. Só em 2025, foram quase mil atendimentos da DPE-PR por meio do programa da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado. Clique aqui e saiba mais.
Operação Litoral
Nesta temporada, a Defensoria também já concluiu a primeira fase da Operação Litoral 2025/2025, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Ao todo, a DPE-PR realizou 453 atuações judiciais e extrajudiciais. Em três semanas de atuação, a instituição prestou orientações ao público no projeto Justiça Itinerante e atuou em audiências, em regime de plantão, nos Juizados Especiais Criminais. A segunda etapa da ação ocorre durante o feriado de Carnaval, entre 12 e 20 de fevereiro. Clique aqui e confira mais detalhes do balanço.

















