Parceria com Governo: Defensoria registra quase mil atendimentos em um ano no Paraná em Ação 05/12/2025 - 09:58
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou, em 2025, 960 atendimentos por meio do programa Paraná em Ação, em conjunto com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado. Ao longo do ano, a instituição esteve presente em aproximadamente 25 municípios com serviços nas áreas de Família, Registros Públicos, Saúde, Consumidor, Violência Doméstica e orientações gerais. A Defensoria atua como porta de entrada da população ao projeto, trabalho que garante também o encaminhamento correto para os demais serviços que integram o Paraná em Ação. O calendário de ações neste ano encerrou em Corbélia, no último sábado.
Atualmente, a participação da DPE-PR é coordenada pelo gabinete da Defensoria Pública-Geral, órgão vinculado diretamente à Administração Superior. “Nossa colaboração com o Governo do Estado é fundamental para que a Defensoria alcance as regiões mais afastadas e cidades que precisam do nosso atendimento”, afirmou Pedro Piro Martins, defensor público e chefe de gabinete. “Esperamos fortalecer ainda mais esta importante parceria no próximo ano”. Os atendimentos em todo o Paraná foram realizados pelas assessoras Ingrid Rodrigues de Carvalho, Sthefani Bressan e Juliana Nardino, sob coordenadoria própria criada em 2025. Neste ano, o projeto também integrou as ações da Assessoria Especial de Mutirões de Atendimento (AEMA).
Nas edições do projeto do Governo do Estado por todo o Paraná, a Defensoria realiza toda a triagem necessária para uma feira de serviços. Ela reúne, além da assistência jurídica, atendimento para questões de trabalho, segurança, trânsito, inclusão digital, tarifas sociais e mais.
A DPE-PR utiliza a parceria também como estratégia de ampliação da cobertura no estado. Com sedes físicas que cobrem 74 municípios hoje, a Defensoria alcança cidades de menor porte e que ainda não contam com atendimento presencial por meio do Paraná em Ação. Somente em 2025, por exemplo, o serviço jurídico gratuito chegou a Palmeira, Grandes Rios, Sabáudia, Antônio Olinto, Mallet, Francisco Alves, Califórnia, Pérola, Assis Chateaubriand e Palotina.
Inovação
Neste ano, o trabalho também ganhou reforço estratégico com a integração ao Pacifica.Def, programa de acordos online coordenado pela Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR. Na prática, a integração permitiu que casos de divórcio, pensão alimentícia, guarda de filhos e outras demandas de Família identificadas no Paraná em Ação pudessem ser resolvidas sem sair de casa. Caso o núcleo familiar aceitasse realizar via acordo, a solicitação segue para resolução no Pacifica.Def com a defensora pública Flávia Palazzi e o assessor Raphael Zanca.
A presença no projeto também garante acesso ao (Re)conhecendo Direitos, iniciativa da Defensoria para o fornecimento gratuito de testes de DNA em casos de reconhecimento voluntário de paternidade ou maternidade.


