NUDEM participará de agenda do Poder Legislativo no mês de março 03/03/2020 - 16:50

Serão realizados debates e audiências públicas relacionados às mulheres junto a outros órgãos do Estado.

O Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do Estado do Paraná participará de debates e audiência pública, junto ao Poder Judiciário, ao longo do mês de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher. O assunto é destaque na Assembleia Legislativa do Paraná, sede dos encontros.

Dentre os assuntos que serão abordados, a defensora pública e coordenadora no NUDEM, dra. Lívia Brodbeck, vai participar da Audiência Pública “Dia Internacional da Mulher – O que temos a comemorar?” que vai tratar sobre a atualidade das mulheres. “A discussão é essencial pois precisamos explicitar a realidade atual das mulheres, expor nossos desafios e pensar em como vencê-los. Vivemos em um contexto em que o machismo fere direitos e mata mulheres diariamente. Apenas através da conscientização, educação e empoderamento das mulheres podemos pensar em reverter esse cenário e o NUDEM se soma à essa luta”, explica dra. Lívia.

O encontro foi organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher e será na próxima terça-feira (10), às 9h, no Plenarinho.

Participarão também: a desembargadora Priscilla Placha Sá, coordenadora da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Paraná; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira (CMB), Sandra Prado; a coordenadora do Projeto Mulheres 100% Colombo, Elisângela Rena Beraldo e a coordenadora de Projeto Florescer da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Ariane Pereira.

 

Eventos na DPE-PR

  • No dia 05 de março, o NUDEM e a Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná (EDEPAR) promoverão o evento “O Direito também é lugar de mulher – a participação feminina nas carreiras jurídicas e a importância de um olhar de gênero para as demandas sociais”. Para mais informações, clique aqui.

 

  • No dia 09 de março, o NUDEM vai participar de um debate na Sede Central da Defensoria Pública. O debate, que tem como título "Diálogos com o NUDEM" , é uma iniciativa do Núcleo para ouvir a Sociedade Civil e assim, conseguir captar demandas de movimentos de mulheres e poder direcionar a ação adequada. A ideia do NUDEM é que várias entidades participem dos próximos diálogos. 

 

Outros eventos

  • No dia 09 de março, o defensor público-geral, dr. Eduardo Abraão, e o NUDEM vão participar da 16ª Semana Justiça pela Paz em Casa. O evento vai acontecer no Auditório da Associação dos Magistrados do Paraná (AMAPAR), contará com representantes de instituições ligadas às mulheres e será aberto ao público.

          A defensora pública e coordenadora no NUDEM, dra. Lívia Brodbeck, participará do debate, às 11h15, juto com a advogada do CEVIGE (Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero), dra. Helena Souza Rocha e    o Procurador de Justiça da CAOP de Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

          Parcitiparão do evento também: o Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, dr. Adalberto Xisto Jorge Pereira; dr. Geraldo de Andrade Neto da AMAPAR; a desembargadora Priscilla Placha Sá, coordenadora da              Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do Tribunal de Justiça do Paraná; a psicóloga do CEVIGE, Maisa Baiersdorf Schneider e o psicólogo do Pesquisador CAPES, Daniel                  Faut W. Martins. 

 

GALERIA DE IMAGENS