Mudanças implementadas e novas contratações nos últimos dois anos alavancam em 81,7% atendimentos da DPE-PR na maior sede da capital 23/01/2024 - 14:13

A sede central da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Curitiba realizou, entre janeiro e dezembro de 2023, 27.191 primeiros atendimentos. Isso significa que a sede central da instituição, na Rua José Bonifácio, nº 66, registrou um aumento de 81,7% no total de primeiros atendimentos em relação ao mesmo período no ano anterior. Esse crescimento é resultado de uma série de medidas tomadas pela Administração Superior da DPE-PR com foco na ampliação e simplificação do atendimento para a população com renda familiar de até três salários mínimos.    

“A Administração Superior tem se preocupado em melhorar cada vez mais o atendimento para a população do estado, ampliando o acesso com novas contratações e descomplicando processos que antes poderiam ser dificultadores. Nós analisamos de forma contínua o atendimento e, sempre que for necessário, será ajustado para levar o acesso à Justiça gratuita para um número maior de pessoas”, afirmou a defensora pública-geral em exercício Olenka Lins e Silva

De acordo com a coordenadora do Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar (CEAM), defensora pública Patrícia Rodrigues Mendes, a liberação do primeiro atendimento sem agendamento prévio está entre as medidas que mais explicam o crescimento. “Em 2022, até agosto, nós atendíamos apenas com agendamento. Em agosto, passamos a atender sem agendamento para o primeiro atendimento. Além disso, houve também a simplificação da triagem”, analisou Mendes. 

Ela lembrou ainda que no último ano, após a contratação de 40 novos defensores e defensoras em abril, foi possível ampliar o raio de atuação da Defensoria, o que gerou significativo impacto também. “Em 2023, houve um aumento dos locais de atendimento, com abertura das sedes do bairro Sítio Cercado, Almirante Tamandaré e Colombo. O primeiro atendimento (triagem) desses locais é concentrado na sede central”, comentou. 

Plataforma Luna

Outra mudança que contribuiu para o aumento de atendimentos na sede central foi o lançamento de mais uma porta de entrada para os serviços da DPE-PR, a plataforma Luna, por meio da Central de Relacionamento com Cidadão (CRC). Desde janeiro de 2023, o primeiro atendimento também pode ser realizado por meio da Luna. De acordo com o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais e responsável pela plataforma, defensor público Matheus Munhoz, ao agilizar a triagem, a Luna facilitou a vida do cidadão ou cidadã porque, consequentemente, ele ou ela puderam receber de forma mais rápida o atendimento jurídico especializado. 

"É possível também colocar que o trabalho de inovação, com a implantação do CRC e da plataforma Luna, colaboraram para o aumento do atendimento. Com a facilidade de fazer a triagem pela plataforma, por exemplo, as pessoas puderam fazer o atendimento jurídico de forma mais rápida. A ideia é que se facilite ainda mais o atendimento da população para que ela possa acessar a instituição de forma mais prática para ela". 

Hoje usuários do Paraná inteiro já podem acessar e realizar a triagem por meio da plataforma. Veja aqui.