Defensoria e Judiciário realizam mais de 200 atendimentos no “Paraná em Ação” 01/10/2013 - 12:10

O movimento no “Mutirão da Cidadania – O Paraná em Ação” realizado em Ibiporã no último final de semana surpreendeu os organizadores. No sábado (28) e no domingo (29) foram registrados 38.174 atendimentos. No estande da Defensoria Pública o movimento foi intenso nos dois dias do evento, inclusive no domingo, quando uma forte chuva caiu sobre a cidade.

Esta foi a 11ª edição do Mutirão da Cidadania, que disponibiliza no mesmo local diversos serviços gratuitos para a população. “A edição superou em muito as nossas expectativas. Tivemos público de 10.723 pessoas”, disse o secretário de Relações com a Comunidade Ubirajara Schreiber.

Além da emissão de documentos, outros serviços bastante procurados foram a oficialização de casamentos, divórcios e orientações na área trabalhista – o que só foi possível graças a participação da Defensoria Pública da União (DPU). Nesta edição, como ocorreu em Goioerê em julho, a DPPR trabalhou em conjunto com representantes do Judiciário, o que torna os atendimentos mais completos, já que as ações são julgadas e solucionadas prontamente. Acompanharam os trabalhos da DPPR a juíza Marina Martins Bardou Zunino e representantes do Ministério Público em Ibiporã. Ao final dos dois dias de evento, a Defensoria Pública havia registrado 62 ações, na maioria divórcios, e mais de 200 orientações.

Atuaram no “Mutirão da Cidadania” as assessoras jurídicas Elaine Oshima e Kátia Brüning e a assistente social Rosana Trauczynski. A 12ª edição do “Mutirão da Cidadania – O Paraná em Ação” acontecerá no próximo fim de semana, nos dias 05 e 06 de outubro, em Morretes, no Litoral do Estado, e também contará com a participação da DPPR.

Com informações da Secretaria de Relações com a Comunidade.