Defensoria dá posse a Marcel Jeronymo como ouvidor-geral; população poderá contribuir com novo plano de atuação 01/12/2025 - 15:43
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) deu posse, nesta segunda-feira (1), ao seu novo ouvidor-geral, Marcel Jeronymo. Eleito pelo Conselho Superior da instituição em novembro, ele assumiu o cargo em cerimônia realizada junto à Administração Superior da DPE-PR e a representantes de entidades e movimentos sociais. Jeronymo e equipe iniciam os trabalhos já nesta semana com a integração e revisão do planejamento de gestão estratégica da Ouvidoria-Geral, principal canal de participação e comunicação entre a população e a Defensoria. Cidadãos e cidadãs de todo o Paraná poderão contribuir com a construção do novo plano de atuação do órgão.
"A Ouvidoria-Geral é um órgão fundamental para garantir a qualidade do nosso atendimento, principalmente em um momento-chave como este de ampliação dos nossos serviços", disse Matheus Munhoz, defensor público-geral. “Reforçamos todo apoio que nós daremos à ouvidoria para que ela possa, efetivamente, ser esse elo entre a instituição e a sociedade, garantido todo o acolhimento humano que a Defensoria determina”. Ele também deu, em nome da instituição, as boas-vindas a Jeronymo, que ocupará o cargo pelos próximos dois anos, com possibilidade de reeleição para mais dois.
A posse contou com a participação de movimentos sociais e instituições que compõem a trajetória de atuação profissional e na militância política do novo ouvidor-geral. Jeronymo recebeu na cerimônia o Grupo Dignidade e o Movimento Nacional da População em Situação de Rua, além de representantes da Assembleia Legislativa do Paraná e da Ordem dos Advogados do Brasil - seção Paraná, entre outros.
Em 2026, a DPE-PR ainda realizará também a posse popular, ato simbólico e tradicionalmente realizado na instituição que marca o início de uma nova gestão da Ouvidoria-Geral. O órgão também ganhou reforço de equipe para o próximo biênio, e agora conta com os servidores Ane Carolina Santos Nascimento e Mario Rosni Borgo Junior, além de três estagiários.
Jeronymo ressaltou que há anos tem o desejo de atuar na Ouvidoria-Geral da DPE-PR. “Sei que é um grande desafio. O compromisso com os direitos humanos se mantém, agora na Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública. Sigamos”, disse ele.
Trajetória
Marcel Jeronymo é natural de Campina Grande (PB) e formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem especialização em Direito Púbico para ESMAFE/PR. Reside em Curitiba desde 2015 e trabalha até o momento como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná.
Como advogado em direitos humanos, dedicou-se voluntariamente à defesa dos direitos humanos em instituições como o Grupo Dignidade, o Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua), o Coletivo Comvida, Aliança Nacional LGBTI+ e a Usina de Ideias, e comissões da Ordem dos Advogados do Brasil - nas Seccionais Paraíba e Paraná. Foi Conselheiro desde 2016, e presidente do Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (COPED) entre junho de 2021 e julho de 2022.
É membro fundador da Associação Nacional de Juristas pelos Direitos Humanos de LGBTI+ (ANAJUDH) e, atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Paraná, até 2027.
Consulta
A partir da revisão do planejamento estratégico, ocorrida já nesta segunda-feira, após a posse, a Ouvidoria-Geral disponibilizará uma consulta pública para que a população também possa avaliar as prioridades de atuação do órgão. A consulta ficará disponível na página da Ouvidoria-Geral no site da Defensoria, e será divulgada por meio dos canais institucionais no momento em que estiver acessível para o público.













