Confira os detalhes do edital do V Concurso para Defensores Públicos do Paraná; certame inclui cotas inéditas 01/03/2024 - 16:34

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) publicou, nesta sexta-feira (01/03), o edital do V Concurso Público de Ingresso na Carreira de Defensor(a) Público(a). O lançamento foi anunciado pelo defensor público-geral, André Ribeiro Giamberardino, durante a posse do novo Conselho Superior da instituição para o biênio 2024-2026. A 1ª fase está marcada para 12 de maio. As inscrições poderão ser feitas entre 11 de março e 9 de abril. O edital prevê uma vaga mais formação de cadastro reserva. Clique aqui e confira o documento completo.

“A realização deste concurso representa, além do fortalecimento do acesso à justiça em nosso estado, um importante passo em busca da implementação de políticas afirmativas em nossa instituição. A aprovação de novos defensores e novas defensoras permitirá o avanço da instituição pelo interior, a expansão das áreas de atendimento e, principalmente, a melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população paranaense”, afirmou Giamberardino.

Além de cotas para pessoas negras (30% das vagas) e pessoas com deficiência (10% das vagas), pela primeira vez o concurso para defensor(a) público(a) da DPE-PR tem reserva para pessoas indígenas (3%) e pessoas trans (2%). A convocação dos(as) candidatos(as) aprovados(as) por meio de reserva de vagas obedece à proporção adotada para cada grupo. Pessoas negras, por exemplo, serão chamadas para ocupar a terceira, sexta, nona, décima terceira, décima sexta, décima nona e, a partir daí, a cada intervalo de 10 cargos providos.

A instituição lembra que as pessoas aprovadas no V Concurso serão chamadas apenas depois que todos(as) os(as) aprovados(as) no concurso anterior forem convocados(as).
 

O edital define quem serão os(as) aprovados(as) na 1ª fase do concurso: 

- 400 melhores colocados(as) na classificação geral; 

- 300 melhores colocados(as) na reserva de vagas para candidatos(as) negros(as); 

- 100 melhores colocados(as) na reserva de vagas para candidatos(as) com deficiência; 

- 30 melhores colocados(as) na reserva de vagas para candidatos(as) indígenas;

- 20 melhores colocados(as) na reserva de vagas para candidatos(as) trans.