Confira como foi o trabalho da DPE-PR em mutirões no mês de dezembro 18/12/2023 - 11:23
Em dezembro, a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizou dois mutirões próprios e participou de outros dois como parceira, o que representou, no total, 288 pessoas atendidas pela instituição.
Os mutirões realizados pela DPE-PR aconteceram em Foz do Iguaçu, no dia 06, e em Curitiba, no dia 07. No dia 06, a cidade das Cataratas recebeu uma edição do (Re)Conhecendo Direitos, serviço que oferta de maneira totalmente gratuita exame de DNA para pessoas que queiram realizar o reconhecimento voluntário da paternidade ou maternidade de um filho ou filha. Nesta ação, as pessoas puderam fazer a coleta de material genético para realizar o exame de DNA e tirar dúvidas sobre os procedimentos de reconhecimento de maternidade e paternidade. Ao todo, 54 pessoas foram atendidas na ação.
Já no dia 07, foi a Câmara Municipal de Curitiba que abriu seu espaço para a realização de um mutirão de atendimento geral. Ao todo, foram atendidas 185 pessoas pelos profissionais da Defensoria e das demais instituições que participaram da mobilização. A DPE-PR ofereceu atendimentos nas mais variadas áreas do Direito, como Família, Cível e Fazenda Pública, Infância e Juventude Cível e Infracional, Direito do Consumidor, Violência Doméstica, Criminal e Execução Penal, entre outros. Cidadãos e cidadãs também foram atendidos pela Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) e pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), empresas presentes na mobilização para oferecer principalmente renegociação de dívidas e orientação. Clique aqui e leia a matéria completa sobre este mutirão.
Em dezembro, a Defensoria Pública do Paraná também participou como parceira de duas edições do Paraná em Ação, mutirão realizado pelo Governo do Estado do Paraná em parceria com órgãos e entidades municipais, estaduais e federais, com o objetivo de levar diversos serviços para a população nos mesmos dias e locais. A DPE-PR esteve em São Sebastião da Amoreira, no norte do estado, entre os dias 06 e 08, e em Pinhão, no sul, nos dias 13, 14 e 15, onde atendeu demandas como pedidos de retificação de registro civil, pensão alimentícia e guarda, além de fornecer orientação jurídica em diversas áreas.
“Entraremos em 2024 com a expectativa muito alta para superarmos o trabalho que foi realizado em 2023, contando também com grandes investimentos em infraestrutura, que nos darão mais autonomia para realizar nossos atendimentos itinerantes”, afirmou o defensor público coordenador da Assessoria de Projetos Especiais (APE) da DPE-PR, Matheus Munhoz.