Após atuação do NUCIDH, Justiça determina reabertura de centro de atendimento à população em situação de rua em Fazenda Rio Grande 23/01/2025 - 17:19
O Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) obteve, na última segunda-feira (20), uma decisão liminar que obriga a reabertura do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. A Vara Cível e da Fazenda Pública do Foro Regional de Fazenda Rio Grande atendeu aos pedidos da Ação Civil Pública proposta pelo NUCIDH na semana passada. Além de disponibilizar o atendimento novamente, os serviços também devem ser ampliados conforme as necessidades do público assistenciado. O município pode recorrer da determinação judicial.
O serviço do centro de referência permanece fechado desde dezembro. O acolhimento a pessoas em situação de rua passou a ser oferecido em outro local, com serviços e horário de funcionamento reduzidos. Em 9 de janeiro, a equipe multidisciplinar do NUCIDH realizou inspeção nos equipamentos do município e verificou as novas condições do atendimento.
Clique aqui e entenda mais sobre o histórico do caso.