Visita expõe problemas de moradores com enchentes em Curitiba 03/07/2014 - 14:00

O coordenador do Grupo de Trabalho de Direito à Moradia e Questões Fundiárias, defensor público Diego Cantoario, visitou na sexta-feira (13/06) a Vila Joanita, no bairro Tarumã, em Curitiba. O local foi um dos atingidos pelas as enchentes no início do mês.

O defensor conversou com moradores, que apresentaram as dificuldades enfrentadas pela comunidade em casos de chuvas fortes. Entre elas estão a proximidade dos rios Atuba e Bacacheri, problemas nas redes de esgoto e o aterramento no terreno vizinho, que não possibilita vazão à água da chuva.

Durante a visita foram coletados relatos dos moradores e imagens do local que registram parte dos problemas expostos. Os moradores também foram orientados a ir até a sede da DPPR para formulação de uma ação para reparação dos danos sofridos.

“A Defensoria Pública representará os interesses dos moradores da Vila Joanita em relação aos danos causados pelas enchentes. A Vila Joanita foi severamente atingida pelas enchentes, e muitos moradores perderam tudo. Através dessa representação, espera-se reparar os danos causados à população. Além disso, iniciou-se movimentação em relação à regularização fundiária da área”, afirmou Diego.

No interior

O defensor esteve presente também na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná, na quarta-feira (25/06), que discutiu ações para solucionar o problema de moradores afetados pelas enchentes das barragens ao redor do Rio Iguaçu, no interior do Estado. O defensor ressaltou que “a Defensoria Pública irá colaborar com os esforços para minimizar os efeitos das enchentes, apurando responsabilidades e promovendo a representação dos interesses das vítimas, seja através da propositura de ação civil pública, de caráter repressivo e inibitório, seja através do ajuizamento de ações indenizatórias, buscando proteger os interesses dos moradores da região”.

GALERIA DE IMAGENS