Vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin visita a Defensoria Pública do Paraná nesta segunda-feira (08/04) 08/04/2024 - 14:27

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) recebeu, nesta segunda-feira (08/04), o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin. O encontro em Curitiba reuniu a Administração Superior, a Associação das Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos do Estado do Paraná (ADEPAR), a Associação das Servidoras e dos Servidores da Defensoria Pública do Estado do Paraná (ASSEDEPAR) e a Ouvidoria-Geral, além de representantes do Conselho Superior, dos Núcleos Especializados, da Coordenação Geral de Administração e dos quatro concursos para defensor(a) público(a) já realizados pela DPE-PR. No encontro, Fachin destacou a importância do fortalecimento da Defensoria, as contribuições para o acesso à justiça no Paraná e o papel da instituição no funcionamento da democracia. Ele também falou sobre temas atualmente em debate no STF, como a regulação das plataformas digitais, o ataque às instituições e a letalidade policial. Fachin realizou a visita em cortesia à instituição e ao defensor público-geral, André Ribeiro Giamberardino, que ocupará uma função na equipe do ministro a partir de maio. Confira a entrevista concedida por Fachin à Assessoria de Comunicação da Defensoria Pública.

Essa foi a primeira vez em que um ministro do STF visita institucionalmente a DPE-PR. “Hoje é um dia muito especial para a Defensoria do Paraná, estamos muito felizes de poder receber a visita do ministro Edson Fachin aqui na nossa sede. O ministro que é do Paraná, a quem nós temos o maior reconhecimento e respeito por toda a importância da jurisprudência e de defesa dos direitos humanos, dos valores que a Defensoria atua para defender também todos os dias”, afirmou o defensor público-geral. 

Conforme a tradição do Supremo Tribunal Federal, o ministro Fachin pode assumir a Presidência da Corte em 2025. Ele agradeceu o aceite de Giamberardino para integrar seu staff, e ressaltou que a presença dele no STF será uma ponte entre a Corte e a instituição paranaense. “A Defensoria tem se espraiado não apenas nas regiões de concentração urbana mais elevada, mas em todos os rincões do estado do Paraná, e julgo isso extremamente importante. Sou um enaltecedor do papel da Defensoria, e por isso o convite especial para que o atual defensor público-geral do Paraná integre nossos afazeres, para que também no ambiente interno do Supremo Tribunal Federal nós contemos com alguém que tem voz e uma experiência muito grande nessa área, e para que todo o sistema de Justiça também fale pela voz e pela escuta da Defensoria”, disse Fachin.

O defensor público e presidente da ADEPAR, Erick Lé Palazzi Ferreira, lembrou que a atuação profissional e acadêmica do ministro contribuiu com a formação de grande parte dos(as) defensores(as) públicos(as) da instituição. Por isso, a visita ganhou uma relevância pessoal para os membros da categoria. “Para estudar e se preparar para a carreira e trabalhar em prol da população mais vulnerável, nós estudamos pelos seus livros e textos. A presença dele é simbólica porque os ensinamentos dele estão presentes no nosso dia a dia”, explicou Ferreira.

O psicólogo e presidente da ASSEDEPAR, Clodoaldo Porto Filho, ainda ressaltou que Fachin tem uma atuação corajosa no enfrentamento de temas de relevância nacional, como a letalidade policial. “Foi muito importante para nós estarmos aqui e podermos conhecer o ministro, que é uma referência não só no STF, mas desde a época de professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR)”, disse Filho.

GALERIA DE IMAGENS