Veja como chegar de ônibus na sede central da Defensoria do Paraná em Curitiba 22/03/2024 - 09:19

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) fez uma lista de linhas de ônibus em Curitiba que podem levar o cidadão ou cidadã de qualquer região da cidade até o Centro, onde fica a sede da Rua José Bonifácio, nº 66, principal porta de entrada para ser atendido pela instituição na capital. A sede fica ao lado da Praça Tiradentes, marco zero de Curitiba. A DPE-PR escolheu linhas que partem de grandes terminais de ônibus da capital, como os terminais do CIC, Pinheirinho, Fazendinha, Boqueirão, Santa Cândida, Centenário, Santa Felicidade, Bairro Alto, Capão da Imbuia no sentido Centro. Também organizou links com informações da prefeitura de Curitiba com linhas alimentadoras para os terminais mencionados, onde é possível fazer integração ou conexão com outros coletivos. Na lista, também há opções de linhas diretas de Colombo, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais, cidades da região metropolitana atendidas pela Defensoria. O primeiro atendimento para moradores desses municípios é realizado na sede central em Curitiba. É importante ressaltar, no entanto, que é possível realizar o primeiro atendimento online pela plataforma Luna sem precisar fazer esse deslocamento inicialmente.

 

Linhas diretas para a região da sede central da Defensoria

Ligeirinho Colombo/CIC: É uma das linhas listadas que param a menos de 100 metros da sede central da Defensoria em Curitiba. Ela sai do terminal do CIC e tem um ponto final no tubo da Praça Tiradentes. É, sem dúvida, uma das melhores alternativas para quem sai da região sul e oeste da capital. É possível chegar ao terminal do CIC com vários alimentadores, como o Rio Bonito/CIC, Campo Comprido/CIC, Sabará, Vila Verde, entre outros. Veja mais aqui. A linha passa também pela Praça Rui Barbosa e pode ser uma boa estratégia para não precisar caminhar até a Praça Tiradentes. A linha é uma excelente opção para quem sai de Colombo, pelo terminal Alto Maracanã. Ela passa também pela Praça Tiradentes. 


Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes: Essa é uma opção principalmente para quem parte da região do terminal Pinheirinho, onde chegam mais de 30 alimentadores de várias partes da região sul da cidade, como Umbará, Caximba, Pompéia, Vila Juliana, Vitória Régia, Caximba/Olaria entre outros. Veja mais aqui. O ponto final é a Praça Carlos Gomes, que fica a 600 metros da sede central. Uma alternativa para quem não conseguir se locomover a pé até a sede central é pegar a linha Jd. Mercês/Guanabara, ao lado da Praça Carlos Gomes. A linha tem um ponto de parada na Travessa Nestor de Castro, ao lado da sede central. 


Pinheirinho/Rui Barbosa: Também pode ser uma boa alternativa para quem quer chegar na sede central da Defensoria. Como o próprio nome da linha diz, ela vai do terminal Pinheirinho até a Praça Rui Barbosa, que fica a 1,1 km da sede central. Para quem não puder se locomover a pé da Praça Rui Barbosa até a sede central da Defensoria, é possível usar a linha Jd. Mercês/Guanabara, no sentido Mercês. Ela parte da praça Rui Barbosa e para na Praça Tiradentes. Outra alternativa é fazer a integração e pegar o ligeirinho Colombo/CIC na Rui Barbosa e parar no tubo da Travessa Nestor de Castro, ao lado da Defensoria. 


Ligeirão Norte/Sul: A linha Ligeirão Norte/Sul também parte do Pinheirinho, mas vai até o terminal do Santa Cândida, do outro lado da cidade. Nesse caso, o passageiro ou passageira precisa ficar atento (a). A parada para ir até a Defensoria é na Estação Central, atrás da Praça Santos Andrade, no início do calçadão da Rua XV. Dali, a caminhada até a sede central da DPE-PR é de 600 metros também. Se você não puder se locomover a pé até a sede central, verifique uma integração para conseguir uma linha que pare mais próximo da Defensoria. 


Linha Fazendinha/Guadalupe: O coletivo parte do terminal do Fazendinha e para no terminal Guadalupe, no Centro de Curitiba. A distância entre o Guadalupe e a sede central é exatamente de 1 km. Conheça aqui as linhas que passam pelo terminal Fazendinha. Se você não puder se locomover a pé do Guadalupe até a sede central, vale a pena verificar uma integração para conseguir uma linha que pare mais próximo da Defensoria. 


Ligeirão Norte/Sul: Agora, no sentido contrário, o Ligeirão Norte/Sul também parte do terminal Santa Cândida no sentido Pinheirinho. Vale a mesma orientação aos passageiros (as). A parada para chegar à sede é a Estação Central. Se você não puder se locomover a pé até a sede, verifique uma integração para conseguir uma linha que pare mais próximo da Defensoria. 


Ligeirão Boqueirão: Para quem parte da região leste da capital, o Ligeirão Boqueirão é uma ótima opção. Ele sai do terminal Boqueirão e passa pelos terminais do Hauer e Carmo. O ponto final dele é o tubo da Praça Carlos Gomes, que fica a 600 metros da sede central da Defensoria. Conheça aqui as linhas alimentadoras que passam pelo terminal Boqueirão. Uma alternativa para quem não conseguir se locomover a pé até a sede central é pegar a linha Jd. Mercês/Guanabara, ao lado da Praça Carlos Gomes. A linha tem um ponto de parada na Travessa Nestor de Castro, ao lado da sede central. 


Centenário/Campo Comprido: A linha parte do terminal Centenário, mas passa por um importante terminal que integra a região leste da capital, o Capão da Imbuia. Para chegar até a sede central, o passageiro ou passageira precisa parar no ponto da Praça Osório, que fica a 800 metros da sede central. Para a população que precisa sair do Campo Comprido, a orientação é a mesma. É preciso parar na Praça Osório. Se você não puder se locomover a pé da Praça Osório até a sede central, vale a pena verificar uma integração para conseguir uma linha que pare mais próximo da Defensoria. Veja aqui as linhas que estão no terminal Centenário aqui e as que passam pelo terminal Capão da Imbuia aqui.


Centenário/Rui Barbosa: O coletivo sai do terminal Centenário e faz trajeto semelhante ao Centenário/Campo Comprido. A parada dele, no entanto, é na Praça Rui Barbosa, que fica a 1,1 km da sede central. Dali, é preciso seguir até a Praça Tiradentes. Para quem não puder se locomover a pé da Praça Rui Barbosa até a sede central da Defensoria, é possível usar a linha Jd. Mercês/Guadalupe, no sentido Mercês. Ela parte da praça Rui Barbosa e para na Praça Tiradentes. Outra alternativa é fazer a integração e pegar o ligeirinho Colombo/CIC na Rui Barbosa e parar no tubo da Travessa Nestor de Castro, ao lado da Defensoria. 


Ligeirinho Bairro Alto/Sta. Felicidade: É mais uma das linhas que param mais perto da sede central. Há um ponto na Travessa Nestor de Castro, praticamente, ao lado da Defensoria e também na Praça Tiradentes, a poucos metros da sede. A linha parte de dois terminais com grande peso no transporte de passageiros de Curitiba e passa por regiões importantes na ligação com o Centro, como o tubo do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), a praça das Nações, entre outros. Veja aqui [ https://www.curitiba.pr.gov.br/locais/terminal-bairro-alto/624 ] quais linhas passam pelo terminal do Bairro Alto. Já as linhas que passam pelo terminal de Santa Felicidade podem ser conferidas aqui.


Ligeirinho Pinhais/C. Comprido: Esse ligeirinho também para na Travessa Nestor de Castro, praticamente, ao lado da Defensoria e também na Praça Tiradentes, a poucos metros da sede, mas ele liga Pinhais, cidade da região metropolitana de Curitiba com Campo Comprido, bairro que fica ao lado do norte da Cidade Industrial de Curitiba e que também tem um grande terminal de ônibus.  Conheça as linhas que passam pelo terminal Campo Comprido aqui e pelo terminal de Pinhais aqui


Ligeirinho Pinheirinho/Cabral: Esse ligeirinho é uma boa dica também para quem vem da região sul da cidade. Ele tem uma parada no terminal Guadalupe, na Rua Conselheiro Laurindo, apenas no sentido Cabral, que fica a 1 km da sede central. Dali, basta seguir a pé até a Praça Tiradentes. Para quem sai do bairro Cabral, conheça aqui as linhas que passam pelo terminal.    


Ligeirinho Pinheirinho/Prefeitura: Também saindo do Pinheirinho, essa linha para na Rua Conselheiro Laurindo, no terminal Guadalupe, no sentido Prefeitura de Curitiba. Se você não puder se locomover a pé do Guadalupe até a sede central, vale a pena verificar uma integração para conseguir outra linha que pare mais próximo da Defensoria. 


Ligeirinho Sítio Cercado:  No sentido anti-horário, parte do terminal do Sítio Cercado, na região sul da cidade, e passa pelos terminais do Boqueirão, Hauer e Carmo, importantes referências na na região leste de Curitiba. A linha para no terminal Guadalupe. No sentido horário, passa pelos terminais do Pinheirinho, Capão Raso e Portão. Para também no Guadalupe. Se você não puder se locomover a pé do Guadalupe até a sede central, vale a pena verificar uma integração para conseguir uma linha que pare mais próximo da Defensoria. Veja aqui as linhas que passam pelo terminal do Sítio Cercado. 


Ligeirinho Bairro Novo: É uma opção para quem parte do terminal do Sítio Cercado. A linha para na Praça Rui Barbosa. Para quem não puder se locomover a pé da Praça Rui Barbosa até a sede central da Defensoria, é possível usar a linha Jd. Mercês/Guadalupe, no sentido Mercês. Ela parte da praça Rui Barbosa e para na Praça Tiradentes. Outra alternativa é fazer a integração e pegar o ligeirinho Colombo/CIC na Rui Barbosa e parar no tubo da Travessa Nestor de Castro, ao lado da Defensoria. 


Linha Cachoeira/Curitiba: É a linha direta entre Almirante Tamandaré e a Praça Tiradentes. A linha para na Travessa Moreira Garcez, ao lado da praça. O ponto fica a menos de 100 metros da sede central.  Veja mais detalhes aqui


Ligeirinho Caiuá/Cachoeira: Essa linha é uma boa dica para quem sair de Almirante Tamandaré para buscar atendimento na sede central da Defensoria em Curitiba. Ela para no terminal Guadalupe, assim como grande parte das linhas metropolitanas. Outra alternativa é verificar outras linhas que vão até Curitiba, como a linha Almirante Tamandaré/Cabral, que passa pelo terminal do Barreirinha  para realizar integração com outros coletivos. Veja aqui as linhas que passam pelo terminal Barreirinha.


Linha Afonso Pena/Guadalupe: O maior município da região metropolitana de Curitiba também é contemplado com os serviços da Defensoria. Por isso, o primeiro atendimento é realizado na sede central da capital. A linha Afonso Pena/Guadalupe tem ponto final no terminal Guadalupe, mas é possível verificar outras linhas que partem de São José dos Pinhais, mas que fazem integração em terminais da capital, como o Boqueirão. Consulte o site da prefeitura para mais informações.