Usuários da Defensoria do Paraná agora podem receber atualizações sobre o atendimento por SMS 20/02/2024 - 09:00

A partir de agora, o cidadão ou cidadã atendida pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) receberá em seu telefone móvel um SMS, uma mensagem de texto curta, com atualizações sobre o andamento do caso dele(a). A mensagem será disparada automaticamente toda vez que o caso tiver uma atualização (também chamada de 'movimentação') dentro do sistema Solar, uma ferramenta interna de atendimento usada pela Defensoria. É uma nova etapa do projeto de modernização do atendimento colocado em prática pela instituição, coordenado pela Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da DPE-PR.

“O objetivo é manter o cidadão ou cidadã atualizado sobre o seu atendimento de uma forma muito mais prática e rápida, já que muitos ainda podem ter dificuldade para acessar a internet. Isso facilitará o atendimento para a população e agilizará os fluxos internos de trabalho das equipes da Defensoria”, explicou o coordenador da CRC e da Assessoria de Projetos Especiais da DPE-PR, defensor público Matheus Munhoz.  

O texto das mensagens poderá ser um aviso de mudança no atendimento presencial agendado, um agendamento de audiência ou até a solicitação de documentos complementares. Nesse caso, as mensagens que solicitarem complementos serão acompanhadas por um link direcionando o usuário da Defensoria para uma área específica, conforme as imagens abaixo. Por isso, é importante manter os telefones atualizados no cadastro da DPE-PR.

É possível ainda que o atendente da CRC envie uma mensagem de texto diretamente ao usuário da instituição solicitando, por exemplo, que ele compareça presencialmente à sede da Defensoria. De acordo com Munhoz, todas as mensagens chegarão com o número de remetente 27001, mas é possível que a operadora possa alterar o número em caso de problemas técnicos.

A DPE-PR ressalta que é possível confirmar o pedido de informações complementares na plataforma Luna, um portal de atendimento remoto da instituição idealizado para realizar o primeiro atendimento e manter o acompanhamento dos casos. Mais informações sobre a plataforma podem ser acompanhadas no próprio Portal Luna, onde é possível baixar um manual sobre o serviço, ou na página de atendimento dentro do site da DPE-PR. No Portal Luna, o usuário vai poder acessar seu atendimento digitando o CPF. Na plataforma, é possível verificar que o mesmo pedido enviado por SMS estará registrado lá. Quem não quiser receber as mensagens de texto pode solicitar para a pessoa que o atendeu presencialmente. Se ela iniciou o atendimento pela Plataforma Luna, pode pedir para não receber a mensagem quando o atendente do CRC fizer o contato por telefone. 

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