Usuários da DPE-PR recebem palestras sobre dependência química 17/07/2019 - 11:20

O intuito é abordar o tema da dependência química mensalmente
Agora, os assistidos da Defensoria Pública do Estado do Paraná contam com uma série de palestras sobre dependência química. Uma parceria entre Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos, Centro de Atendimento Multidisciplinar e Escola da Defensoria Pública do Estado do Paraná, o projeto busca orientar os usuários da DPE a respeito do uso problemático de substancia psicoativa.
As conversas são conduzidas por integrantes da comunidade Alcoólicos Anônimos e acontecem na sala de espera do CAM, localizada na Sede Central de Atendimento da DPE em Curitiba. As palestras ocorrem nas primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês. O primeiro encontro aconteceu na tarde de ontem (16), e contou com cerca de 90 ouvintes.
A coordenadora do NUCIDH, dra. Cinthia Azevedo Santos, comenta que, por conta da boa aceitação social do consumo do álcool, o alcoolismo não é visto como um problema. “A ideia da parceria com o A.A é justamente alertar sobre o consumo nocivo do álcool, que pode acarretar em impactos médicos e sociais na vida do dependente. Além disso, a proposta é apontar que a própria pessoa, a família e os amigos desempenham papel muito importante no diagnóstico e tratamento. Sem dúvidas essas palestras podem auxiliar bastante a entender o tema”, relata ela.
Dependência química
Segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID), a dependência química consiste no “conjunto de fenômenos comportamentais, cognitivos e fisiológicos que se desenvolvem após o uso repetido de determinada substância”. Os exemplos mais comuns são a dependência de fumo, álcool e drogas.
SERVIÇO
Palestra sobre dependência química
Quando: primeiras e terceiras terças-feiras de cada mês, às 12h
Onde: Centro Multidisciplinar de Atendimento em Curitiba (Rua José Bonifácio, 66, Centro – atrás da Catedral)
Público alvo: usuários da DPE-PR e demais interessados