Última aula do projeto "PROCURAME" traz a "Representatividade feminina e violência política de gênero” como tema para as vereadoras paranaenses 30/04/2021 - 14:58

Depois de destacar debates como “O  que é violência de gênero?”, “A rede de proteção à mulher vítima de violência”, “A Lei Maria da Penha e a Violência doméstica e familiar contra a mulher”, o curso “O atendimento, acolhimento e encaminhamento da mulher em situação de violência”, do projeto “PROCURAME”, Programa de Capacitação e Fortalecimento das Procuradorias Municipais da Mulher, coloca em pauta na última aula a “Representatividade feminina e a violência política de gênero”.

O encontro desta sexta-feira (30), realizado às 9h30, teve a participação da Secretária Nacional de Políticas para Mulheres, Cristiane Britto. A palestrante do dia foi a assistente jurídica do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) da Defensoria Pública do estado do Paraná (DPE-PR), Vanessa Fogaça Prateano.

Para a assistente jurídica do NUDEM, a participação política das mulheres deve ser incentivada em todos os níveis com um olhar especial para a participação na esfera municipal. ”É no âmbito dos municípios que são dados os primeiros passos na construção das carreiras políticas, onde há maior proximidade entre eleitorado e as pessoas eleitas e é também onde as políticas públicas têm impacto mais concreto e direto para a população”.

“Além de fomentar a participação política feminina em um sentido amplo, promovendo e defendendo os direitos das mulheres para que elas se sintam seguras a participar da esfera pública, o NUDEM também busca fortalecer a participação político-partidária das mulheres paranaenses, principalmente nos municípios. Somos atualmente 15% de vereadoras no Paraná; deste total, apenas 14,5% são negras e ainda há muita violência política de gênero a ser enfrentada, então, nós queremos ser um espaço de diálogo e auxílio para elas neste trabalho tão importante”, completa Vanessa.

A participação no curso foi exclusiva para vereadoras paranaenses e o evento aconteceu online, durante quatro manhãs do mês de abril. 

Promovido pela DPE-PR, o “PROCURAME”, têm o intuito de orientar as parlamentares sobre a instalação de Procuradorias da Mulher e seu papel nos municípios, ampliando assim a rede local de atendimento à mulher, além de incentivar o combate à violência e estimular maior participação das mulheres na vida política e nos centros de tomada de decisões.

O Paraná é o estado piloto do projeto que teve como primeira ação a oferta do curso gratuito para as vereadoras de todos os municípios paranaenses, incentivando a adesão de parlamentares para o papel de procuradoras no legislativo municipal.

GALERIA DE IMAGENS