Tribunal Regional do Trabalho do Paraná da 9ª Região celebra 42 anos de instalação 17/09/2018 - 12:14

Para comemorar os 42 anos de instalação do Tribunal Regional da 9ª Região (TRT9) foi realizada sessão solene nesta última sexta-feira (14), às 18h, no Plenário do respectivo Tribunal. Durante a cerimônia, também ocorreu a outorga das Medalhas da Ordem da Araucárias, distinção instituída em maio de 2013 com o objetivo de reconhecer o trabalho desenvolvido por pessoas que contribuíram para o fomento da Justiça Trabalhista.
Além disso, durante a oportunidade, magistrados e servidores que completaram 25 anos de dedicação à Justiça do Trabalho em 2018 foram homenageados com a entrega do diploma Jubileu de Prata.
O Drº Eduardo Abraão, Defensor Público-Geral do Estado do Paraná, compareceu à comemoração a convite da Desembargadora Drª Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu. “Foi uma bela solenidade em homenagem aos profissionais que dedicaram 25 anos de trabalho à Justiça do Trabalho no Paraná,” contou Abraão. O Defensor também agradeceu a Desembargadora Marlene pelo convite e parabenizou todos os homenageados e o TRT paranaense pelos 42 anos.
A Desembargadora foi Presidente da Corte durante o evento e estava acompanhada do Defensor Público-Geral e das seguintes autoridades que também compunham a mesa de honra da sessão: Drº Gláucio Araújo de Oliveira, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região; Drª Maria Joseane Fronczak da Cunha, representante da Governadora do Estado do Paraná, Procuradora-Chefe da Procuradoria Trabalhista e Previdenciária; Major Médico Ronaldo Durão, representando do Comando do Segundo Centro Integrado de Defesa e Controle de Tráfego Aéreo; Juíza Drª Camila Gabriela Greber Caldas, Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região; e Drª Márcia Helena Bader Maluf Heisler, Secretária-Geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná e representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.
HISTÓRIA
Segundo a Assessoria de Comunicação do TRT-PR, a instalação do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná foi autorizada pela Lei Federal 6.241, sancionada em setembro de 1975. Até 1976, não havia uma Justiça do Trabalho paranaense e os recursos interpostos nos processos trabalhistas do estado eram julgados no TRT de São Paulo (2ª Região).
À época de sua instalação, a jurisdição do TRT da 9ª Região compreendia os estados do Paraná e de Santa Catarina. Somente em 1981, com a criação do TRT 12, com sede em Florianópolis, a 9ª região passou a responder somente pelo território paranaense.