Saiba onde trabalharão os novos defensores e defensoras públicas do Paraná 23/01/2023 - 19:19

A contratação de 40 novos(as) defensores(as), empossados(as) nesta segunda-feira (23/01), terá um grande impacto no trabalho de assistência jurídica pública e gratuita oferecido pela Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) às pessoas mais vulneráveis do estado. Se considerarmos apenas as comarcas que não tinham a presença da Defensoria e que agora receberão os(as) novos(as) profissionais, será mais de um milhão de pessoas a mais atendidas. 

Além disso, nas comarcas onde já há sede da DPE-PR, os(as) profissionais atuarão em áreas novas, o que significa uma ampliação importante do atendimento. Eles(as) foram aprovados (as) no IV Concurso Público para Defensores(as) Públicos(as) do Paraná, finalizado em dezembro de 2022. 

A partir de março, após o Curso de Formação na Escola da Defensoria Pública do Paraná, os(as) profissionais começarão a exercer, na prática, a função. “A entrada dos novos defensores e defensoras é um marco muito importante para a ampliação da quantidade e da qualidade dos atendimentos da Defensoria no Estado, beneficiando diretamente a população mais vulnerável”, afirmou o Defensor Público-Geral (DPG), André Ribeiro Giamberardino.

De acordo com Giamberardino, é importante ressaltar que, com a contratação dos novos defensores e defensoras, a DPE-PR começa a colocar em prática o projeto de regionalização da instituição. Segundo o DPG, desde o ano passado, quando foi aprovada a reorganização, a instituição tem trabalhado para estabelecer 15 núcleos regionais, que deverão atender a população de 15 microrregiões do estado. “Com a chegada dos(as) novos(as) colegas, os serviços da instituição  chegarão a cidades que ainda estavam distantes do nosso atendimento”, explica. O planejamento da lotação dos novos e novas profissionais ainda está sendo concluído. 

Comarcas que receberão os novos defensoras e defensores: 

Área do 1º Núcleo Regional

Curitiba;

Colombo;

Almirante Tamandaré;

Área do 2º Núcleo Regional

Londrina;

Cambé;

Área do 3º Núcleo Regional

Maringá;

Área do 4º Núcleo Regional

Ponta Grossa;

Área do 5º Núcleo Regional

Cascavel;

Área do 6º Núcleo Regional

Foz do Iguaçu;

Área do 9º Núcleo Regional

Cornélio Procópio;

Área do 10º Núcleo Regional 

Jandaia do Sul; 

Área do 12º Núcleo Regional 

Umuarama;

Cruzeiro do Oeste; 

Área do 13º Núcleo Regional 

Paranavaí; 

Área do 15º Núcleo Regional 

Paranaguá;

Antonina;

Morretes;

Pontal do Paraná;

Matinhos.