Rede de Proteção à Infância e DPPR discutem ações conjuntas 24/02/2017 - 13:10

Uma reunião entre a Rede de Proteção à Infância de Curitiba e a Defensoria Pública, realizada no último dia 15, discutiu possíveis encaminhamentos e intervenções junto a demandas do setor. No encontro foram debatidas medidas que visam fortalecer a relação entre a DPPR e outras instituições, articulando e formando uma rede ampliada e efetiva. Um dos objetivos da parceria é tentar evitar a judicialização de processos, adotando medidas extrajudiciais junto aos órgãos integrantes da rede de atendimento.
Durante a reunião, foram trabalhadas temáticas a fim de coibir violações ou negação de direitos de crianças e adolescentes com a aplicação de medidas de proteção atípicas, ao exemplo de evitar-se o acolhimento institucional, investindo na família extensa ou afetiva. A Defensoria foi convidada para compor as reuniões periódicas da rede de atendimento de Curitiba, contribuindo com eventuais orientações jurídicas.
Participaram da reunião o defensor público Marcelo Diniz, coordenador do Centro de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da DPPR em Curitiba, as assistentes sociais Gabriele Rezende Bahr, Alice Santos de Souza e Taísa da Motta Oliveira, além de representantes da Fundação de Assistência Social (FAS) – do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) e de Proteção Social Básica (DPSB) –, do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), das Secretarias da Educação e da Saúde e do Conselho Tutelar Regional Santa Felicidade.