Quarta edição do “Defensoria com Elas” aconteceu nesta sexta-feira (29) em Cianorte 30/11/2024 - 09:00

Uma tarde para “colocar a vida em dia” ofereceu diversos atendimentos às mulheres de Cianorte. A ação Defensoria com Elas da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), realizada nesta sexta-feira (29), atendeu mulheres que tinham demandas na área de Família, como casos de divórcio e regulamentação de guarda, visita e pensão alimentícia. A Prefeitura de Cianorte e a Delegacia da Mulher levaram orientações sobre serviços de assistência social, de saúde e de empregabilidade. Esta foi a quarta edição desta ação da DPE-PR, as três primeiras foram realizadas em Ponta Grossa.

A forte chuva que atingiu o noroeste paranaense no dia diminuiu a procura pelos serviços, mas quem passou pela Secretaria de Assistência Social do município, local do evento, elogiou a iniciativa. Foi o caso de Isabel Pascoal, que procurou a Defensoria para realizar o divórcio depois de 12 anos de separação. Moradora de Cianorte, ela não conhecia o atendimento da DPE-PR no município, mas soube da ação por uma conhecida e viu a oportunidade de, enfim, realizar o divórcio.

“Eu me informei dias atrás com relação ao horário, documentação necessária e tudo mais. Soube que estariam hoje atendendo aqui e que seria uma boa oportunidade para vir adquirir informações. O atendimento foi excelente”, avaliou.

 

Parceria com o município fortalece o atendimento

O evento contou com o apoio fundamental da Prefeitura de Cianorte, que, além de ceder o espaço para o atendimento, levou serviços das secretarias da Mulher, de Assistência Social, de Desenvolvimento Econômico e da Saúde. A secretária de assistência social do município, Andressa da Silva Belo Safira, destacou a importância dessa parceria com a DPE-PR.

“Para nós da Secretaria de Assistência Social é uma honra ter a Defensoria não só como parceira neste evento, mas ao longo de todos os atendimentos dentro das nossas ações diárias. A instituição vem para contribuir com as políticas públicas, para que os nossos munícipes possam garantir os seus direitos, tanto os sociais quanto na parte judicial”. 

A secretária da Mulher, Stephanie Piveta Azevedo, elogiou a ação, especialmente pelo fato de, em uma única tarde, ser possível realizar uma oferta completa de serviços e, assim, otimizar o tempo das mulheres.

“Ao oferecer suporte jurídico e orientações específicas para as demandas femininas, o evento buscou fortalecer a cidadania e contribuir para a redução das desigualdades de gênero, reafirmando o compromisso com a inclusão e a equidade social. Essa mobilização é um exemplo do impacto positivo que a união entre instituições públicas pode gerar na vida das mulheres de Cianorte. Estou muito grata por este evento. Eu amo parcerias, porque, juntas, alcançamos muito mais”.

 

Apenas a primeira edição

A assistente social da DPE-PR em Cianorte Grazielle Ganhão coordenou a ação desta sexta-feira durante a ausência da defensora pública Mariana Teixeira, que esteve presente na reunião de coordenadores de sedes da Defensoria, realizada também nesta sexta-feira em Curitiba (saiba mais aqui). Ela explica que esta edição foi um teste para as próximas e que o projeto deve seguir sendo realizado no município, dada a importância de se ter um atendimento dedicado a este público.

“As mulheres, em sua grande maioria, ainda realizam dupla ou tripla jornada de trabalho e, pensando nisso, tivemos a ideia de replicar aqui em Cianorte este projeto, que começou em Ponta Grossa. Nosso objetivo maior é sintetizar em uma única tarde serviços de equipamentos diversos que compõem a rede de atendimento à mulher e garantir que elas tenham várias demandas resolvidas de uma só vez”.


 

GALERIA DE IMAGENS