Projeto “Sextou com a Defensoria” leva o atendimento da DPE-PR aos CREAS de Cascavel 27/01/2023 - 17:19

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) em Cascavel iniciou em janeiro o projeto “Sextou com a Defensoria”. Durante as últimas três sextas-feiras, a equipe da DPE-PR realizou atendimentos à população em três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) do município.

Foram atendidas demandas relativas à área da Família, como pensão alimentícia, guarda, divórcio, união estável, investigação de paternidade, inventário e alvará judicial. A maior parte dos atendimentos foi para pedidos de regularização de guarda e pensão. Ao todo, foram realizados 26 atendimentos, como o de Lúcia Mass (75), que já foi atendida pela DPE-PR em outra ocasião e buscou orientações sobre atendimento médico para o filho nesta sexta-feira (27/01). “Me atenderam bem [no atendimento anterior] e agora fui bem atendida, também”, avaliou. Ela ainda elogiou o atendimento realizado fora da sede da Defensoria: “É uma benção! Que legal!”.

De acordo com a defensora pública Amanda Louise Ribeiro da Luz, que coordenou o projeto, a recepção das equipes dos CREAS e das pessoas atendidas foi bastante positiva e de extrema importância para a aproximação da Defensoria Pública com a comunidade. “[O objetivo] é realizar o trabalho de ir até os bairros, ir até a população mais carente, aquela população que muitas vezes não tem condições de deslocamento para ir até o centro da cidade buscar o atendimento na Defensoria. Eu acho que esse foi o ponto mais importante desse projeto e o que mais agradou os usuários e usuárias, essa busca da Defensoria por eles e elas”, resume a defensora pública. O projeto “Sextou com a Defensoria” deve ser retomado em outras datas ainda neste ano, com a participação de outras instituições públicas e organizações sem fins lucrativos.

Equipe - Trabalharam no projeto “Sextou com a Defensoria” a defensora pública Amanda Louise Ribeiro da Luz, as assistentes sociais Caroline Lober da Costa e Janaína Alves Teixeira, os psicólogos Lucas Paulo Guesser e Thiago Borba Calixto dos Santos, a assessora jurídica Mônica Prudente de Morais, o assessor jurídico Juscelino Pocai Mendes Júnior, a técnica administrativa Jaqueline Garai de Quadros, o estagiário Everton Hortes Ribeiro e as estagiárias Diandra Viana, Michelle Selhorst Ristow Gasparini e Maria Eduarda Nezelo Rosa.

 

GALERIA DE IMAGENS