Orientação sobre a retificação de nome e gênero em documentos de pessoas trans seguem na DPPR 27/02/2019 - 16:40

Um mutirão de orientação sobre os documentos para retificação de nome e gênero, diretamente nos registros civis, de pessoas trans aconteceu durante o mês de julho do ano passado por meio do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher - NUDEM e do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos - NUCIDH.

Quarenta atendimentos foram realizados na Comarca de Curitiba durante o mutirão.

Apesar do mutirão ter se encerrado, os atendimentos para orientação sobre documentação para retificação de nome e gênero das pessoas trans continuam acontecendo. Diversas certidões já foram retificadas, como o caso da Sra. Maria Luiza Dias. Mulher trans que conseguiu sua nova certidão hoje. 

Confira um breve relato de Maria Luiza: “Gente, a maior felicidade do meu mundo foi hoje, dia vinte e sete de fevereiro. O dia da minha conquista e mais uma vitória realizada. O NUDEM me ajudou muito, gostaria de agradecer a toda equipe que me ajudou e lutou pelos meus direitos. Agradeço muito a todos vocês.”

Depois de diversos empecilhos relacionados, por exemplo, à existência de três prenomes que a interessada possuía em seu registro, hoje, Maria Luiza Dias saiu do  Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher com sua nova certidão em mãos. 

Os atendimentos para orientações sobre a documentação necessária para as retificações acontecem preferencialmente todas as sextas-feiras no Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher e no Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos, das 14h às 17h, na Rua José Bonifácio, 66 - Atrás da Catedral da praça Tiradentes no Centro de Curitiba. Não é necessário pegar senha, apenas levar os documentos pessoais (RG, CPF e título de eleitor), bem como outros documentos que possua.

GALERIA DE IMAGENS