Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher participa de reunião sobre violência obstétrica na Casa da Mulher Brasileira 05/07/2018 - 11:57

Na quarta-feira (04), o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM) e a defensora Luciana Tramujas, coordenadora da Defensoria na Casa da Mulher Brasileira, participaram da reunião mensal da Rede da Mulher na Casa da Mulher Brasileira. A rede reúne representantes do sistema municipal e estadual na defesa dos direitos das mulheres. No encontro, a chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria da Saúde do Estado do Paraná, Carolina Poliquesi, realizou uma palestra sobre violência obstétrica.
É considerado como violência obstétrica todo ato praticado pela equipe médica, que ofenda verbal ou fisicamente a mulher gestante, em trabalho de parto ou no período de puerpério.
Durante o evento, o núcleo distribuiu a cartilha sobre o tema, realizada em parceria com a Escola da Defensoria Pública (EDEPAR). Foi encaminhado o procedimento do NUDEM para o mapeamento estadual dos hospitais e locais que realizam práticas humanizadas de atendimento às mulheres gestantes e em trabalho de parto.