Nota de solidariedade da Defensoria Pública do Estado do Paraná 16/07/2025 - 10:07

O Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) da Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) vem a público expressar seu profundo pesar e solidariedade à família do jovem Everton Lopes Rodrigues e a toda a comunidade indígena Avá-Guarani em Guaíra, pelo seu trágico e violento falecimento.

Este ato brutal, que incluiu ameaças diretas à comunidade, insere-se em um lamentável histórico de conflitos e violência na região oeste do Paraná, relacionado à luta dos povos originários por seus territórios. A situação atual de insegurança, especialmente as ameaças que afetam até mesmo as crianças, é motivo de grande preocupação para esta Defensoria Pública.

O NUPIER - DPE-PR entende que a complexidade do cenário local demanda uma atuação firme e coordenada dos órgãos públicos para garantir a proteção integral das comunidades indígenas, conforme determinam a Constituição Federal e os tratados de direitos humanos.

Nesse sentido, o núcleo solicita às autoridades competentes uma investigação célere e completa para a devida responsabilização dos autores do crime. Reitera, ainda, a importância do fortalecimento das medidas de segurança para o povo Avá-Guarani, a fim de cessar o ciclo de violência e garantir seu direito a uma vida digna e segura em seus territórios.

Por fim, o NUPIER reafirma seu compromisso institucional de seguir prestando todo o suporte jurídico necessário à comunidade e de acompanhar o desenrolar do caso, atuando para que a justiça prevaleça e a paz seja restabelecida na região.