Nota de repúdio do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) da Defensoria Pública do Estado do Paraná 26/03/2025 - 17:54
O Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) da Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) vem a público manifestar seu veemente repúdio aos ataques racistas e às ameaças de morte dirigidas à vereadora Edna Sousa, conhecida como Miss Preta, vereadora mais votada da história do município de Pinhais e defensora popular formada em curso promovido pela DPE-PR.
Expressamos nossa solidariedade à vereadora Edna Sousa, que, apesar de sua trajetória marcada pela luta contra o racismo e pela defesa dos direitos humanos, tem sido alvo de ataques criminosos e intoleráveis. A violência política de gênero e raça, que busca silenciar mulheres negras e suas vozes na política, representa um grave atentado à democracia e aos direitos humanos.
O racismo é crime inafiançável e imprescritível, conforme previsto na Constituição Federal. Não podemos tolerar que pessoas sejam atacadas e ameaçadas por sua cor de pele. É preciso garantir que mulheres negras ocupem os espaços de poder e tenham suas vozes ouvidas.
O NUPIER se coloca à disposição da vereadora Edna Sousa e de todas as pessoas que lutam contra o racismo.
Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico Racial – NUPIER