No mês da pessoa com deficiência, DPE-PR participa de anúncio de novo hospital de reabilitação em Curitiba 26/09/2024 - 17:48

Nesta quinta-feira (26), próximo ao encerramento do Mês de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD), a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) participou do anúncio feito pelo Governo do Paraná para a criação de um complexo hospitalar de reabilitação em Curitiba. A primeira subdefensora pública-geral, Lívia Brodbeck, esteve presente na assinatura do termo de cooperação técnica que estabelece o compromisso para a construção de um novo centro de atendimento, ao lado do Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier. 

O acordo, assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, envolveu também a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Ela fará a gestão do hospital de reabilitação. O complexo terá o nome de Silvio Santos, em homenagem ao apresentador falecido em agosto. Ele era parceiro da AACD em campanhas de doação para atendimento a pessoas com deficiência.

“A expansão dos serviços públicos de reabilitação para pessoas com algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual ou intelectual, é sempre necessária para garantir os direitos dessa população”, afirmou Lívia Brodbeck, primeira subdefensora pública-geral. “Essa é uma preocupação também da Defensoria Pública, buscar ampliar nossa atuação institucional para atender de forma cada vez melhor a demanda do nosso público em relação aos direitos de pessoas com deficiência”, ressaltou ela. 

O governador Ratinho Junior estimou que, após o término do projeto de engenharia e licitação da obra, o hospital deve ser entregue em dois anos. “Tudo isso é pensado para atender a população do Paraná e fazer com que a saúde possa estar mais perto das pessoas”, destacou ele. 

Em todo o Paraná, a DPE-PR oferece atendimento para diferentes demandas da população PCD. Desde julho, o Núcleo de Defesa da Saúde Pública e Privada (NUESP) atende coletivamente em demandas que envolvam o acesso a medicamentos, serviços de saúde e programas sociais. Em relação ao atendimento a crianças e adolescentes, o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) também desenvolve o trabalho de acompanhamento e fiscalização da prestação do serviço público. Clique aqui e conheça mais sobre esse trabalho.

Complexo

Atualmente, o Hospital de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier oferta serviços de reabilitação pelo Sistema Único de Saúde para pessoas com deficiência física de todo o Paraná. Ela oferece tratamento para uma ampla gama de condições, incluindo doenças neuromusculares, lesões encefálicas, lesões medulares, malformações congênitas, sequelas de hanseníase, paralisia cerebral, amputações, Síndrome Pós-Poliomielite, Parkinson, entre outras.

Já a AACD é referência nacional em ortopedia e na reabilitação de pessoas com deficiência física. A instituição é composta por um Hospital Ortopédico, sete Centros de Reabilitação e cinco Oficinas para entrega de serviços e produtos ortopédicos sob medida. Dos cerca de 800 mil atendimentos anuais, 80% são feitos via SUS.

Mês de Luta da Pessoa com Deficiência

Na última semana, a Defensoria Pública publicou uma cartilha sobre o capacitismo. Forma de preconceito voltado à pessoa com deficiência, o tema é abordado a partir de exemplos e da importância de combater essas práticas. A cartilha acompanha uma série de materiais de divulgação relacionados ao trabalho da DPE-PR na capacitação interna para melhor atender o público PCD. Confira mais aqui.

GALERIA DE IMAGENS