NUFURB acompanha votação na Câmara de Paranaguá 15/12/2017 - 10:50
Na noite desta quinta-feira (14) a coordenadora do Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (NUFURB), Olenka Lins e Silva, participou da votação na Câmara Municipal de Paranaguá para autorização de apresentação da Cartografia Social da Comunidade Jardim Social, elaborada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Paranaguá. O Jardim Social é assistido pelo NUFURB, que luta para que seja mantido o direito à moradia digna dos que lá residem. Acompanharam também a votação a assistente social da sede da Defensoria Pública em Paranaguá, Natália Luersen, e ouvidor geral da Defensoria, Gerson da Silva.
Na assembleia o vereador Adriano Ramos leu em plenário a recomendação encaminhada pelo NUFURB à prefeitura de Paranaguá, solicitando a instalação de serviços básicos essenciais no local. Além da autorização de apresentação da Cartografia Social, foi aprovada, também, a formação de um grupo de trabalho na Câmara para discutir a possibilidade de inclusão do Jardim Social no plano diretor como ZEIS (Zona de Especial Interesse Social).
Para a coordenadora do NUFURB, a cartografia social possibilita que a população, com a ajuda de técnicos, desenhe as principais características do território que ocupam, aumentando, assim, a sensação de pertencimento e o próprio empoderamento necessário aos que batalham pela consolidação do seu direito à moradia digna. “O lançamento da Cartografia Social na Câmara de Vereadores tira essas famílias da invisibilidade e as apresenta para a sociedade que elegeu os representantes desta Casa Legislativa. É, sem dúvidas, um grande passo nesta luta", destaca a defensora.





